Parque Marinho do Recife do Algarve em destaque na COP28
A presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, e o presidente da Associação de Pescadores de Armação de Pêra, Manuel Prudêncio, marcaram presença na 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP28).
A decorrer nos Emirados Árabes Unidos, até ao dia 12 de dezembro, o evento reúne representantes de governos de todo o mundo.
Um dos pontos altos foi a apresentação do mais recente Parque Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado. Esta área marinha protegida, com cerca de 156 quilómetros quadrados e que abrange a costa de Albufeira, Lagoa e Silves, foi criada em dezembro de 2022 e tem como objetivo a salvaguarda da biodiversidade e dos valores naturais existentes, a valorização da comunidade de pesca local e a promoção do território municipal.
Imagem de um recife de coral
Na COP28, a presidente da Câmara de Silves congratulou-se com a criação desta área marinha protegida, que considera ser “uma experiência inovadora e diferenciadora que faz com que haja uma integração das pessoas”.
“Este parque marinho é um exemplo de como podemos conciliar a preservação ambiental com a atividade económica”, afirmou Rosa Palma.
O presidente da Associação de Pescadores de Armação de Pêra também destacou a importância do novo parque marinho para a comunidade local.
“Esta é uma conquista importante para os pescadores de Armação de Pêra, que sempre estiveram comprometidos com a preservação do nosso recife”, afirmou Manuel Prudêncio.
A participação da presidente da Câmara de Silves e do presidente da Associação de Pescadores de Armação de Pêra na COP28 permitiu, ainda, partilhar experiências e promover laços de cooperação internacional.
A delegação portuguesa também incluiu o Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro; o presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Nuno Banza; e representantes do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve e da Fundação Oceano Azul.