Pedro Almeida Maia vence Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes com novela sobre Alzheimer
A novela ‘A Força das Sentenças’, de Pedro Almeida Maia, foi a obra vencedora da edição deste ano do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, anunciado na tarde de ontem, 6 de dezembro, na Biblioteca Municipal, em Portimão.
A obra, que aborda a problemática do Alzheimer, foi distinguida pela unanimidade do júri, composto por Idalina Rodrigues, Mila Mariano e Carlos Café. Os jurados destacaram a atualidade do tema, a originalidade e criatividade da linguagem e a preocupação do autor em causar impacto no leitor.
Pedro Almeida Maia, o qual costuma usar o pseudónimo “Miguel Maria”, é psicólogo organizacional e do trabalho, licenciado em Psicologia pela Universidade dos Açores e mestre em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos pela Universidade de Coimbra e pela Universidade de Barcelona.
O autor tem um percurso literário diversificado, tendo iniciado a sua carreira a escrever para música, em 1996. Seguiram-se a publicação de crónicas na imprensa local e, em 2012, a estreia no romance com um policial. O seu sexto romance, ‘A Escrava Açoriana’, foi agraciado pela crítica, assim como o anterior, ‘Ilha-América’. No género novela, publicou em 2014 o drama ‘Nove Estações’.
Além do primeiro prémio, o júri também concedeu uma menção honrosa à novela ‘Farol: Luzes no Caminho de São Vicente’, de Clara Andrade.
O Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes é um concurso bienal promovido pela Câmara Municipal de Portimão e pela Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes. Tem como objetivo estimular a criação literária e homenagear o escritor e Presidente da República natural de Portimão.