Política marcou 2019
Os dois atos eleitorais e as mudanças que se verificaram foram o grande destaque do ano que está a terminar. Houve, porém, muitos outros factos em diversas áreas que ganharam dimensão no Algarve, quer pela positiva, quer pela negativa.
Texto: Ana Sofia Varela
JANEIRO
Portimão iniciou um ano dedicado ao desporto, com uma gala que se destacou por ser o maior espetáculo de ‘videomapping’ do país realizado no interior de edifício. Foram 12 meses de Cidade Europeia do Desporto 2019.
FEVEREIRO
Albufeira recebeu o XIII Congresso Nacional das Misericórdias, que contou com Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, num evento com 700 participantes.
MARÇO
A unidade Congelagos, em Odiáxere, um investimento de 20 milhões de euros do grupo Battaglia Capital, sediado em Lagos, tem capacidade de processar 300 toneladas diárias de peixe e armazenar 5400 toneladas de congelados, foi inaugurada.
ABRIL
A greve dos motoristas de transporte de matérias perigosas por melhores condições de trabalho gerou diversas dificuldades ao Algarve. Quase quatro dias com o abastecimento de combustível e gás limitado, provocaram o caos no fim de semana prolongado da Páscoa.
MAIO
Numa roda viva de contactos com a população, os diversos candidatos às eleições europeias estiveram na região para apelar ao voto. A vitória foi para o PS. A Europa voltou a não convencer os recenseados, situando-se a abstenção nos 73,08 por cento no Algarve. Ou seja, de 380 mil inscritos só votaram 102 mil.
JUNHO
Uma tartaruga de couro, macho, com cerca de 300 quilogramas foi resgatada na Meia Praia, em Lagos, por nadadores-salvadores e Polícia Marítima numa operação que durou duas horas. Foi transportada para o Zoomarine, em Albufeira, onde esteve em recuperação, sendo depois devolvida ao mar, não sem antes ser apelidada de Quinas.
JULHO
Albufeira recebeu, pela primeira vez, a Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza do Algarve, na Marina. A XXIII edição do evento, recebeu mais de 40 mil visitantes em três dias. Com um programa recheado de atividades para toda a família, foi considerada “um sucesso” pela organização, expositores e visitantes.
AGOSTO
A Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa (FATACIL) surgiu em 1980, com a 1ª Feira Regional de Lagoa. Em 2019, foram assinaladas as 40 edições do certame, que continua de pedra e cal no concelho e que tenta todos os anos encontrar novidades para atrair novos públicos.
SETEMBRO
A hotelaria algarvia registou neste mês 445 mil hóspedes e 1,9 milhões de dormidas de estrangeiros. Os proveitos cresceram 7,2 por cento e as dormidas de residentes 7 por cento. Foram 624,2 mil hóspedes e 2,56 milhões de dormidas.
OUTUBRO
Mais uma vez, a campanha eleitoral ganha destaque. Os algarvios escolheram os deputados que representam a região, com o PS a eleger cinco candidatos, o PSD a conquistar três e o BE a manter o único representante. Com o PS vitorioso e a formar governo, três dos representantes algarvios, Jamila Madeira, José Apolinário e Jorge Botelho sobem a secretários de Estado.
NOVEMBRO
Apesar das temperaturas de Outono, a chuva não tem sido abundante para retirar o Algarve da realidade da seca, que se verifica há muitos meses na região. Até ao início do mês, grande parte estava em seca severa e a restante em seca extrema. Uma realidade que preocupa diversos setores de atividade e autarcas.
DEZEMBRO
O ano fecha com chave de ouro, com Portimão a consagrar-se como a melhor Cidade Europeia do Desporto 2019, de entre um total de 17 municípios que tiveram como missão promover a atividade física entre a comunidade local. A autarquia estima que tenham sido gerados 4,4 milhões de euros de retorno financeiro, para um investimento próximo dos 3,8 milhões.