População de Lagoa homenageia Nossa Senhora da Luz

Foto: CM Lagoa

Ainda que 8 setembro seja o Dia das Festas da Nossa Senhora da Luz e, no qual se assinala o Feriado Municipal, um conjunto de iniciativas religiosas e culturais começaram logo no princípio do mês para destacar esta importante data para o concelho e para a população, numa organização da Paróquia de Lagoa e da Câmara Municipal.

Será, contudo, esta quinta-feira, dia 8, que se realizam as cerimónias mais relevantes. Logo às 9h00, realiza-se a Eucaristia matutina, seguindo-se, às 18h30 a missa solene, e a tradicional procissão com a imagem da Padroeira Nossa Senhora da Luz pelas ruas da cidade, com a participação da Banda Filarmónica de Silves e da Fanfarra do Agrupamento 511 de Lagoa.

Este é um dos momentos mais intensos e fervorosos do programa das festividades e um dos mais aguardados pelos populares.

A cultura
A nível cultural destaca-se, a 7 de setembro, às 18h30, a inauguração da exposição Farol de Alfanzina (Carvoeiro – Lagoa) – ‘Um século a alumiar a costa’, no Centro Cultural Convento São José. Logo de seguida, às 19h00, decorre o espetáculo de música e dança ‘Bate Fado’, de Jonas & Lander, no Auditório Carlos do Carmo. Para as 21h30, está agendado um tributo aos Abba pela Banda Companhia Limitada, na rua, em pleno Largo do Auditório.

Na quinta-feira, dia 8, após as comemorações religiosas, a festa prossegue às 22h00, com um concerto dos GNR, a banda de Rui Reininho, no Largo do Auditório. À meia-noite, realiza-se um habitual espetáculo de fogo de artifício. 

Nos dias seguintes, acontecem mais algumas iniciativas (ver programa) que a Câmara Municipal decidiu associar às festas.

PROGRAMA RELIGIOSO

Igreja Matriz de Lagoa

6 setembro
18h30 . Eucaristia
21h00 . Celebração Mariana

7 setembro
20h30 . Eucaristia Vespertina

8 setembro
09h00 . Eucaristia Matutina
18h30 . Eucaristia solene seguida da Grandiosa e Tradicional Procissão com a Imagem da Padroeira Nossa Senhora  da Luz, com a participação da Banda Filarmónica de Silves e da Fanfarra do Agrupamento 511 de Lagoa, pelas ruas da cidade

PROGRAMA CULTURAL

7 setembro
18h30 . Inauguração da exposição Farol de Alfanzina (Carvoeiro – Lagoa) – ‘Um século a alumiar a costa’.
Centro Cultural Convento de São José
19h30 . Espetáculo musical/dança ‘Bate Fado’, de Jonas & Lander
Auditório Carlos do Carmo
21h30 . Abba Tribute por Banda Companhia Limitada
Largo do Auditório Carlos do Carmo

8 setembro
22h00 . Espetáculo Musical com a Grupo GNR
00h00 . Espetáculo de Fogo de Artifício
Largo do Auditório Carlos do Carmo

9 setembro
16h00 . Casa da Cidadania de Lagoa – Apresentação pública do projeto museológico, de arquitetura, artístico e museográfico
Centro Cultural Convento de São José

10 setembro
17h00 . Cerimónia de Entrega do Prémio Literário Santos Stockler | 2020/2021 e apresentação da 5ª edição 2022/2023
18h00 . Concerto com Fernando Barroso e Banda, Abertura do 9º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa
Quinta Vinhos Arvad – Estômbar

You may also like...

Deixe uma resposta