Portimão: candidaturas para Prémio Municipal do Voluntariado decorrem até outubro
Decorre até 15 de outubro o prazo para submissão de candidaturas referentes à 5.ª edição do Prémio Municipal do Voluntariado, galardão entregue pelo Município de Portimão desde 2019.
Esta iniciativa tem o objetivo de estimular a criação de projetos inovadores nas áreas de solidariedade, saúde, ambiente, economia social, educação e formação.
No sentido de estimular o exercício de responsabilidade social e a cidadania ativa, os projetos candidatos ao Prémio Municipal do Voluntariado deverão promover a melhoria da qualidade de vida das crianças, jovens, seniores, pessoas com deficiência, pessoas em situação de sem-abrigo, migrantes, etnias e/ou pessoas em situação vulnerável, criando um impacto mensurável na vida dos destinatários.
Após avaliação do júri do prémio, serão distinguidos os quatro melhores projetos, dois na categoria Singular e dois na categoria Coletivo, correspondendo a um primeiro e segundo lugares, aos quais será entregue o apoio pecuniário de 6.500 euros e 3.500 euros, respetivamente, destinado ao desenvolvimento de cada uma das candidaturas premiadas, estando prevista a atribuição de uma menção honrosa por cada categoria.
A solicitação de informações complementares e os pedidos de esclarecimento de dúvidas podem ser feitos através do email candidaturaspvm@cm-portimao.pt ou pelos telefones 282 470 727 / 787.
Está marcada para novembro próximo a seleção das quatro candidaturas finalistas, enquanto a entrega dos prémios terá lugar a 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, em cerimónia pública promovida pelo Município de Portimão.
Os prémios da edição anterior
Na edição do ano passado, o prémio na categoria Coletivo coube ao projeto “Navegar pela Mente”, da associação Teia d’Impulsos, que visa possibilitar a prática semanal de vela aos utentes que frequentam o Hospital de Dia de Psiquiatria e Reabilitação do CHUA – Portimão, proporcionando o desenvolvimento de uma atividade desportiva e terapêutica como ferramenta no processo de reabilitação.
Na mesma categoria, o segundo prémio foi entregue ao projeto Oficina Social de Bricolage do GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes, que se traduzia em equipar uma carrinha com material de manutenção e ferramentas, funcionando a viatura como oficina de pequenas reparações ao domicílio, ao serviço da população mais vulnerável e carenciada do concelho.
Todas as informações relativas ao Prémio Municipal do Voluntariado podem ser consultadas neste link.