Portimão é anfitriã da entrega dos ‘European Museum of the Year Award’
Portimão será a capital europeia dos museus, entre 1 e 4 de maio, ao receber a conferência anual e a cerimónia de entrega dos prémios ‘European Museum of the Year Award’ (EMYA) 2024, considerados como a mais prestigiada distinção na área da museologia europeia.
Assim, no primeiro dia do programa, a 1 de maio, o Museu de Portimão dará as boas-vindas aos participantes e profissionais do setor, enquanto nos dias 2 e 3, o Teatro Municipal será o palco principal da conferência, que tem como tema ‘Museus em busca de impacto social’, e da cerimónia de entrega de prémios marcada para dia 4, às 19h00.
A conferência propõe constituir-se como espaço de diálogo, discussão e partilha de experiências, ideais, projetos de inovação e cooperação sobre o impacto dos museus e dos seus profissionais, enaltece a organização.
“Através de diversas apresentações e painéis de debate, entrevistas e workshops, o evento será ainda um momento privilegiado de debate e reflexão acerca das múltiplas visões, missões e potencialidade dos museus europeus, não apenas no presente, mas no horizonte futuro, inserido na contínua evolução museológica internacional”, acrescenta ainda.
Durante dois dias, os museus terão a oportunidade de se apresentarem, revelando a dimensão que têm, enquanto espaços dinâmicos, históricos e relevantes a nível social, constituindo-se como estruturas insubstituíveis no domínio cultural e científico. Vão ainda abordar as estratégias para uma melhor acessibilidade, proximidade e inclusão social e comunitária, assente nos princípios e valores democráticos europeus.
Organizada pelo European Museum Forum (EMF), em colaboração com o Conselho da Europa, a 47ª edição deste prémio conta com 50 nomeados de 24 países europeus, incluindo três candidatos portugueses. É o caso do Museu da Covilhã, o do Tesouro Real e do Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros. Estarão reunidos em Portimão antigos candidatos e vencedores, parceiros e membros do júri.