Portimão promove atividades artísticas e gastronomia em outubro

Portimão vai ser palco de diversas atividades de cariz artístico e gastronómico, durante o mês de outubro, no âmbito das celebrações do centenário da elevação de Portimão a cidade.

No dia 1, pelas 19h00, realiza-se o espetáculo de dança “Miquelina e Miguel”, inspirado na perda de memória e na forma carinhosa como a mesma deve ser tratada, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. Refira-se que em outubro o município homenageia a pessoa de idade maior.

Os bilhetes para este espetáculo, indicado para maiores de 6 anos, custam 5 euros e encontram-se à venda na BOL e nos locais habituais, sendo esta a primeira proposta do mês programada pela Lavrar o Mar – Cooperativa Cultural idealizou para evocar os cem anos da cidade, ao abrigo de uma parceira estabelecida com o Município de Portimão.

Entre os dias 3 e 6, nas instalações da Associação Cultural e Recreativa Alvorense, é apresentado o espetáculo de teatro culinário “Quem vai para o mar não volta a terra”, criado por Giacomo Scalisi e Sandro William Junqueira sobre a arriscada faina marítima tão ligada à comunidade pesqueira local.

A interpretação caberá a António Fonseca, Gabriel Gomes e Sofia Moura e a gastronomia será confecionada por Rosário Pinheiro, estando marcadas para as 19h30 as atuações dos dias 3, 4 e 5, enquanto no dia 6 de outubro este espetáculo, para maiores de 12 anos, começará às 11h30. Os ingressos, que incluem refeição, custam 12 euros e devem ser adquiridos na BOL e nos locais habituais.

Outro destaque caberá ao teatro-instalação “Biblioteca de Cordas e Nós”, produzida por José Antonio Portillo e que no TEMPO estimulará experiências individuais e imaginativas através da colaboração dos estudantes do ensino secundário, prometendo surpreender todos aqueles que a consultarem.

Preparado pela Lavrar o Mar, o espetáculo terá lugar às 18h00 nos dias 5 e 19 de outubro e às 17h00 dos dias 6 e 20 de outubro, podendo os bilhetes ser adquiridos na BOL e nos locais habituais, com o seguinte preçário: 5 euros – adultos; 3 euros crianças e jovens entre os 6 e os 12 anos.

Entre 11 de outubro e 10 de novembro, a Associação Teia D’Impulsos assinalará o primeiro centenário da cidade através do tour gastronómico “100 Anos 100 Sabores”, convidando os portimonenses e os visitantes a percorrerem becos e ruelas, descobrindo os pontos mais históricos e culturais de Portimão, através do paladar.

Ao longo deste mês, os músicos Pedro Salvador, Johannes Krieger e Margarida Mestre continuam a desenvolver os Laboratórios Musicais de guitarras, sopros e voz, dirigidos a músicos profissionais e amadores de Portimão, que ainda se poderão inscrever nesta atividade.

As próximas sessões desta produção artística, igualmente a cargo da Lavrar o Mar, estão marcadas para os dias 12, 13, 19 e 20 (guitarra), 19 e 20 (sopros) e 28, 29, 30 e 31 (coro), sendo os trabalhos a desenvolver divulgados em diversos momentos da programação relativa ao centenário da cidade.

Durante outubro, começarão a ser instalados pelas paredes da cidade os azulejos criados no âmbito do projeto “100 Anos, 100 Sardinhas”, juntando 50 artistas de renome à meia centena de candidatos a ‘Picasso’, selecionados entre as mais de 300 pessoas que aceitaram o desafio de desenhar este ex-libris da culinária local, deixando a sua marca em Portimão.

Referência ainda para as exposições “Histórias que o rio nos traz” e “100 anos de cidade – 24ª Corrida Fotográfica de Portimão”, ambas patentes no museu da cidade.

You may also like...

Deixe um comentário