Portimão será anfitriã do ‘Prémio Museu Europeu do Ano’ em 2024 

A Câmara Municipal de Portimão assinou um acordo de parceria com o ‘European Museum Forum’ (EMF), numa cerimónia que decorreu no Museu, a 17 de novembro. Jette Sandahl, presidente da Direção do EMF e Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, formalizaram a candidatura do Museu e do concelho, como os escolhidos para a realização do mais relevante evento anual de atribuição dos prémios nesta área, o ‘European Museum of the Year Award’, (Prémio Museu Europeu do Ano), em 2024.

A sessão já deveria ter decorrido em 2021, mas a pandemia levou ao cancelamento e a autarquia necessitou de reformular todo o processo de candidatura. A certeza é a de que Portimão receberá, nesse ano, a Conferência e a Cerimónia de Entrega dos Prémios Museu Europeu do Ano. Este é o principal e o mais antigo galardão atribuído pelo EMF. Foi criado para reconhecer a excelência neste setor e promover processos inovadores e de excelência, sendo entregue desde 1977.

Para receber este galardão, todos os equipamentos museológicos, dos 46 países que pertencem ao Conselho da Europa, inaugurados e renovados desde 2020, podem inscrever-se como potenciais candidatos a vencedores nas sete categorias, dos quais se destacam o ‘Prémio Museu Europeu do Ano’ e o ‘Prémio Museu Conselho da Europa’.

You may also like...

Deixe uma resposta