Portinado é escola de excelência

Texto: Hélio Nascimento


São 30 anos a formar pessoas, e, pelo meio, alguns campeões. Ciente da sua missão desportiva e social junto da população, a Portinado – Associação de Natação de Portimão continua a ser uma referência incontornável da cidade, não obstante as limitações de espaço com que se debate nos dias de hoje. 

Para Paulo Costa, diretor-técnico e elemento preponderante do desenvolvimento do clube, “é complicado fazer um resumo de 30 anos de atividade”. O mais relevante, acentua, “é poder reencontrar pessoas que por aqui passaram e sentir o reconhecimento da parte delas, constatando a importância do Portinado nas suas vidas”. 

Paulo Costa, que também é treinador de natação e vice-presidente, garante ser essa a sua maior satisfação. “Alguns filhos de antigos atletas já estão agora na piscina e são meus alunos”, acrescenta.

Ampliação do espaço

O nível de escola de excelência atribuído recentemente pela Federação Portuguesa de Natação foi uma boa prenda, quase coincidindo com os festejos do 30º aniversário. Apenas outras cinco escolas em Portugal obtiveram este nível, o mais elevado, sinal do “esforço e competência”, na opinião de Paulo Costa. De resto, prossegue, “não tenho dúvidas de que o Portinado cumpre a sua missão na cidade”. “Dentro das nossas condições, temos rentabilizado o espaço físico, com novos serviços e novas aulas, e a resposta da população é bastante positiva, de tal modo que a lista de espera vai aumentando. Mas é impossível absorver mais interessados. Reconheço que a atividade está limitada, por não termos possibilidade de crescer mais”, lamenta, aludindo então ao projeto, já entregue à Câmara (proprietária da piscina), para ampliação do atual espaço.

“Uma obra de raiz demora cinco ou seis anos, mas é possível aumentarmos e melhorarmos estas instalações no prazo de um ano”. O projeto visa a criação de outra piscina, balneários, ginásio e área de serviço, aproveitando, por exemplo, o amplo terraço das atuais instalações, algo indispensável para que a Portinado possa continuar a crescer.

 

“Altíssimo nível”

Numa breve súmula dos maiores feitos desportivos do clube, Paulo Costa começa por destacar o “altíssimo nível de dois nadadores que marcaram de forma expressiva o panorama nacional”, casos de Alexandre Agostinho, recordista várias vezes e presente em Europeus e Mundiais, e Miguel Nascimento (hoje atleta do Benfica), igualmente figura de topo ao serviço da Seleção Nacional. “No polo aquático tivemos um período de ouro, com atletas de valor enormíssimo, traduzido em vários títulos nacionais, tanto em seniores como nos escalões de formação. 

O Evghenii [ver outra peça] veio revolucionar a modalidade, inclusive a nível nacional, deixando um legado de êxito e sucesso”. Depois da conquista do tricampeonato, o polo conheceu um duro revés, na altura em que surgiu a crise e “os apoios foram cortados a zero”. Era impensável fazer viagens semanais ao centro e sobretudo ao norte do país, onde a modalidade está fortemente representada, sem apoios ou capacidade financeira que custeassem as despesas e suportassem a equipa. “Estamos agora na segunda divisão e abdicamos de subir de escalão.

O polo tem pouca expressão no Algarve, mas ainda não desistimos de investir numa escola de iniciação à modalidade”.

 

Tricampeões nacionais no polo aquático

Um dos momentos mais altos da história da Portinado está umbilicalmente ligado ao polo aquático e à conquista do tricampeonato nacional de seniores, entre os anos 2010 e 2012. Tratou-se de um período de ouro, com os algarvios a travarem com o Salgueiros alguns duelos de cortar a respiração. A efeméride, que é sempre de recordar, tem ainda a curiosidade de juntar no mesmo elogio o moldavo Evghenii Trubetcoi e o ucraniano Mykola Yanochko, que chegaram a Portugal entre 1998 e 1999 à procura “de uma vida melhor”. Trabalharam em fábricas e nas obras até ingressarem na Portinado e reiniciarem a prática da modalidade que adoravam. Os dois, com a companhia de António Grácio, capitão de equipa e elemento sempre presente, acreditaram que era possível triunfar, contribuindo decisivamente para a expansão e implantação do polo aquático na cidade. Tanto Evghenii como Mykola representaram também a Seleção Nacional, depois de obterem a nacionalidade portuguesa.

You may also like...

Deixe um comentário