Praça de Albufeira preserva vestígios arqueológicos
Uma parte importante da história árabe de Albufeira está agora ao alcance de todos: os vestígios de duas casas do período islâmico (seculos XII-XIII), situados na atual Praça da República que foi, em tempo, o centro do Castelo de Albufeira.
Tratou-se da primeira obra do PARU a ser inaugurada e envolveu um investimento de cerca de 100 mil euros.
A fortificação medieval de Albufeira (al-Buayra) desempenhou elevada importância estratégica para defesa marítima do Algarve islâmico e era formada por um castelo construído naquela praça, da qual apenas resta a Torre do Relógio e as muralhas que protegiam toda a elevação.
Quanto á solução encontrada, foi a de construir em torno dos vestígios um círculo de placas que permitem a visualização dos achados e, ao mesmo tempo, criar efeitos de luz natural. Deste modo evita a intrusão humana no espaço e, ao mesmo tempo, garante a continuidade de todas as funcionalidades do espaço envolvente.
Foi uma obra que envolveu um investimento total de 105.653,15 euros, e será financiada a 65 por cento (68.674,55 euros) pelo Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020), sendo esta a primeira obra aprovada dos Planos de Ação de Regeneração Urbana (PARU), os quais, na totalidade, rondam cerca de um milhão de euros.