Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes à espera de novelas
O Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes é, este ano, apenas aberto à modalidade de novela. A Câmara de Portimão – que promove a iniciativa, através da sua Biblioteca Municipal – diz que o o objetivo é “estimular a criação literária e homenagear o escritor e Presidente da República cuja vida e obra se encontram intimamente ligadas à cidade e ao Algarve”.
Os trabalhos a concurso, sob tema livre, terão de ser inéditos e escritos em língua portuguesa, num máximo de 80 páginas em formato A4 paginadas, podendo concorrer todos os autores nacionais, cidadãos de países de língua oficial portuguesa ou comunitários e estrangeiros com situação regularizada de permanência no país.
O regulamento completo estará disponível no endereço eletrónico https://cm-portimao.pt/menus/servicos/biblioteca/premio-teixeira-gomes, onde se encontra igualmente o formulário que os concorrentes devem preencher, com nome, endereço eletrónico, número de identificação, NIF e contacto telefónico, pseudónimo e título da respetiva obra, submetendo os seus trabalhos, em formato PDF, entre as 10h00 de 5 de julho e as 17h00 de 2 de agosto próximo.
O júri do certame, constituído por três individualidades na área da literatura, decidirá qual a obra premiada, a divulgar oficialmente durante o próximo mês de dezembro, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade de Portimão.
A novela vencedora terá uma edição de 300 exemplares, recebendo o autor o prémio monetário de 3500 euros, enquanto o segundo classificado, cuja obra também terá a edição de 300 exemplares, vai receber 1000 euros, cabendo à novela classificada em terceiro lugar a edição de 150 exemplares.