Procura de estágios em Lagoa aumenta
O Verão de 2021 foi um dos períodos mais procurados pelos clubes de futebol profissional, nacionais e internacionais, para a realização de estágios de pré-época no concelho. A badalada vinda em julho da AS Roma, clube orientado pelo português José Mourinho, terá colocado ainda mais Lagoa ‘no mapa’ e neste mês de janeiro – e em fevereiro – a procura continua alta.
O Antuérpia, equipa da I divisão da Bélgica, esteve no concelho, treinando no estádio da Bela Vista durante uma semana. Também o Marítimo, quando se deslocou ao Algarve para defrontar o Portimonense em encontro da I Liga, realizou um miniestágio, utilizando as infraestruturas desportivas do concelho.
Num âmbito de menor dimensão, três equipas amadoras holandesas, estagiaram cá entre 6 e 15 de janeiro, treinando no Campo Municipal de Estômbar.
Em fevereiro, o Valerenga, clube do campeonato principal da Noruega, estará em Lagoa e irá treinar no Estádio Capitão Josino da Costa. O Zenit B, clube russo, chega também no próximo mês com uma comitiva de mais de 60 pessoas para realizar o seu plano de preparação no Estádio da Bela Vista. Um radioso sol em pleno mês de janeiro, acompanhado de temperaturas ‘amenas’ – para estas equipas nórdicas e leste – foram uma constante e as boas instalações desportivas e a qualidade dos hotéis onde ficaram instalados foram do agradados dos clubes.
Em comum, o facto de todas as comitivas ficarem hospedadas, obrigatoriamente, em unidades hoteleiras do concelho, contribuindo assim para a economia local.
Hajduk pelo caminho
Outra formação que tinha previsto a realização de um estágio de cerca de 10 dias no concelho, era o Hajduk de Split, clube da primeira divisão da Croácia. Contudo, um surto de covid-19, detetado nos testes realizados à saída do país, com sete casos confirmados da doença, cancelou a viagem.
Para esta data, já a Câmara Municipal tinha recusado a vinda dos franceses do Estrasburgo, que pretendiam precisamente estagiar no mesmo período dos croatas.
As alternativas
Segundo apurou o Lagoa Informa, face a este aumento da procura, a autarquia está a procurar alternativas viáveis do ponto de vista financeiro para aumentar a oferta de campos relvados – naturais ou sintéticos –, até que o parque desportivo previsto para o Estádio Capitão Josino da Costa possa avançar, o que não será para breve, devido a questões relacionadas com a cedência de terrenos.
Por outro lado, o elevado número de equipas de futebol – nomeadamente da formação – tem aumentado e a sua prática desportiva não pode ficar comprometida.
Neste caso, o campo de futebol de sete, a ser construído ainda este ano junto à escola ESPAMOL, vai melhorar a oferta para os jovens praticantes de futebol. Durante o dia, a infraestrutura estará ao serviço da escola, passando depois, a partir das 18h00 a ser utilizada pelos clubes desportivos do concelho, que poderão ali realizar os seus treinos de preparação.