Proteção Civil de Loulé sensibilizou população para adotar medidas para prevenir cheias
A Câmara Municipal de Loulé, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, promoveu diversas ações de sensibilização sobre o risco de cheias e inundações no concelho, nomeadamente nas zonas suscetíveis a este tipo de fenómeno.
A iniciativa contou com a cooperação do Corpo de Bombeiros de Loulé e foi planeada de forma a proporcionar um contacto direto com a população nas zonas do município historicamente mais suscetíveis e de maior vulnerabilidade a estes riscos, com destaque para as freguesias de S. Clemente, S. Sebastião, Boliqueime, Almancil e Quarteira.
Segundo nota de imprensa da autarquia, a ação de informação procurou estabelecer um contacto direto com a população, através da distribuição de folhetos e cartazes sobre os comportamentos preventivos e de autoproteção. Entre as medidas a adotar estão: a limpeza e desobstrução de ralos e canais de drenagem de quintais, varandas, caves e garagens; a revisão dos sistemas de bombagem; a limpeza de algerozes e caleiras; a adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas; o especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte.
Os técnicos municipais e os elementos do corpo de bombeiros deixaram ainda conselhos sobre comportamentos a adotar na iminência, durante e depois de uma cheia, particularmente para que se esteja atento às indicações meteorológicas das entidades, referindo ainda a importância de ter um seguro que inclua este tipo de fenómenos.