‘Quintas-feiras ao Luar’ animam centro de Portimão no Verão

A segunda edição de ‘Quintas-feiras ao Luar’, que decorre em moldes diferentes da sua estreia, mas com o mesmo objetivo, apresenta quatro noites que pretendem atrair mais pessoas ao centro da cidade. Nos dias 26 de junho, 31 de julho, 21 de agosto e 11 de setembro há propostas de animação nas ruas, sob temas variados, numa iniciativa da Associação Portimonense do Comércio e Serviços (APCS), com o apoio da Câmara Municipal de Portimão. O objetivo é dinamizar a economia local e diversificar a oferta cultural, recorrendo a artistas e entidades locais.
O projeto baseia-se na ideia do comércio fora de portas, a que se associa a abertura prolongada dos estabelecimentos, entre as 18h00 e as 23h00, nesses dias.
As ‘Quintas-feiras ao Luar’ terão lugar em quatro espaços centrais de Portimão, ganhando assim destaque o Largo da Mó, em junho, a Praça da República (Alameda), em julho, a Rua do Comércio, em agosto, e a Rua Direita, em setembro.
Junho com Santos Populares
A primeira sessão da iniciativa será já este mês, no dia 26, com a evocação aos ‘Santos Populares’. O Largo da Mó será palco de uma noite popular, com desfile de marchas, sardinhada, desgarradas, fado e baile tradicional.
Neste dia, destacam-se ainda a atuação da fadista Luana Velasquez e o baile com Filomena Batista, além do desfile das marchas do Glória ou Morte. Um jogo participativo para a comunidade criado pelo projeto [CAL-DAY-RAH-DAH] será uma constante ao longo das quatro datas.
Sons lusófonos em julho
No mês seguinte, este evento sai à rua no dia 31, na Alameda, sob o mote ‘Tropicália’. O ambiente de festa ao ar livre será complementado pelos espetáculos de música da Banda Atlântica e do projeto ‘Chico Buarque no Feminino’.
Não faltarão os sabores da gastronomia tropical, quer na restauração, quer no que toca a ‘street food’, bem como uma aula aberta de Jiu Jitsu e um DJ Set Tropical Worls Music.
‘Rock N’Hortinha’ e arte nas ruas
A 21 de agosto, a proposta vira-se para o ambiente urbano e alternativo, na Rua do Comércio, com concertos de jovens músicos locais, como os do projeto ‘School of rock’, RAPOSA e NVR + João Branco Rock n’Roll DJ Set.
O projeto da APCS encerra no dia 11 de setembro, na Rua Direita, com ‘Deleite Show’, onde ganha destaque um concerto de Edgar Valente, uma instalação performativa, um ‘talk show’ e uma partilha criativa no coração do centro histórico.