Reabilitação de sistemas de abastecimento de água no Algarve: obras financiadas pelo PRR visam reduzir perdas e aumentar eficiência
Representantes da AMAL, da ARH-Algarve e da Universidade do Algarve visitaram, no final do mês de dezembro, duas obras de reabilitação de sistemas de abastecimento de água no Algarve, financiadas pelo ‘Plano de Recuperação e Resiliência’ (PRR). As obras, que destinam reduzir as perdas reais de água e aumentar a eficiência do setor hídrico, são essenciais para garantir a disponibilidade de água na região.
No município de Tavira, o grupo visitou a empreitada de substituição de condutas na margem esquerda do rio Gilão. A obra, com um investimento de 1,85 milhões de euros, irá substituir 8,59 quilómetros de rede e permitir uma poupança de 15 649 metros cúbicos de água.
Em São Brás de Alportel, foram visitadas as intervenções em curso para reabilitar os reservatórios de água da Arroteia e São Romão, bem como a empreitada de renovação de rede de águas nos Vilarinhos. Esta última obra, com um investimento de 263 mil euros, irá substituir 1,47 quilómetros de rede e permitir uma poupança de 52 560 metros cúbicos de água.
Até ao momento, já foram aprovadas 31 candidaturas no âmbito da medida ‘SM1 – Reduzir perdas de água no setor urbano’, incluída no ‘Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve’ e inscrita no ‘Plano de Recuperação e Resiliência’ (PRR), a que corresponde um investimento de 21 milhões de euros.