‘Residência’ em Loulé promove lã da ovelha curra algarvia

As inscrições para a Residência ‘Alinhados pela Mesma Lã’, que tem como objetivo valorizar a lã da ovelha churra algarvia, uma das 52 raças autóctones e a única a sul do país, estão abertas até 7 de março.
“Serão selecionados até sete designers/artistas têxteis, artesãos, ‘makers’, arquitetos ou outros profissionais que podem desenvolver os seus projetos individuais e uma peça colaborativa com lã de ovelha churra algarvia”, descreve a Câmara Municipal de Loulé.
Tendo como formadora Paula Neves e curadoria a cargo de Vasco Águas, esta iniciativa decorrerá em diferentes fases, entre abril e setembro, culminando numa exposição dos resultados, no mês de outubro.
Os projetos devem ser apresentados individualmente, não podendo cada participante concorrer com mais do que uma proposta. As candidaturas deverão ser remetidas via email (loulecriativo@cm-loule.pt) com diversos elementos (currículo vitae, portfolio – imagens de trabalhos já realizados, carta de motivação, descrição e eventuais esboços da ideia de projeto a desenvolver com a lã).
A Câmara Municipal de Loulé, promotora da residência através do seu projeto Loulé Criativo, facultará aos participantes a oportunidade de aprendizagem com formadores da área, nomeadamente no processo da seleção da lã, lavagem, preparação, a disponibilização da matéria prima (lã de ovelha churra algarvia) e a mentoria no desenvolvimento do projeto pessoal com a lã de ovelha churra.
A autarqui refere ainda que poderá ser facultado alojamento nas instalações do Palácio Gama Lobo nas datas das atividades, mediante disponibilidade do espaço.
Cada participante terá a oportunidade de desenvolver uma peça individual (que ficará na sua posse) para ser exposta na galeria do Palácio Gama Lobo, de 10 de outubro a 23 de novembro, e uma peça colaborativa que ficará com a organização que a poderá expor com os devidos créditos aos autores.
A residência tem como objetivos, além da valorização económica, recolha, tratamento, e divulgação de informação da lã da ovelha churra, o estreitar relações com a comunidade produtora local, formadores e artesãos têxteis. Faz também parte dos objetivos desta residência, a capacitação dos atores da fileira da lã churra e a valorização cultural e histórico-patrimonial, acrescenta a autarquia.
Esta é uma das iniciativas que a Câmara Municipal de Loulé, em colaboração com a Algarchurra – Associação de Criadores de Ovinos da Raça Churra Algarvia, pretende levar a cabo para a valorização desta raça. A ovelha churra algarvia é uma raça adaptada ao ecossistema do Algarve mas que, devido à sua menor rentabilidade de carne e lã, não tem sido promovida e valorizada, justifica ainda a organização.