‘Revenge Of The 2000’s’ e ‘Morangos com Açúcar’ animam passagem de ano em Portimão

A despedida de 2025 e a chegada do novo ano começam a ser celebradas no dia 30 de dezembro, a partir das 22h00, na zona ribeirinha de Portimão, com o espetáculo ‘Revenge of the 2000’s’. Ainda com os ritmos desta época no ar, a noite seguinte, a última de 2025, será animada, a partir da mesma hora, pelos êxitos de ‘Morangos com Açúcar’, numa celebração aos 20 anos desta série televisiva que foi um marco para mais do que uma geração.

À meia-noite, quando soarem as doze badaladas, os céus vão ser iluminados pelo habitual fogo de artifício, lançado a partir das zonas ribeirinhas de Portimão e de Alvor, bem como do molhe da Praia da Rocha. 

Maior homenagem aos anos 2000 inicia festa do réveillon

A festa ‘Revenge Of The 2000’s’ pretende criar e reavivar memórias e, neste fim de ano, a sugestão é para homenagear os anos 2000, uma época que ficou marcada por várias mudanças, impulsionadas sobretudo pela evolução das novas tecnologias.

Neste contexto, e no seguimento do sucesso do evento dedicado aos anos 90 que marcou o fim de ano passado, este ano o foco será o final dessa década e os primeiros anos do milénio com o ‘Revenge of the 2000’s’, um conceito que promete fazer furor e animar a noite de 30 de dezembro em Portimão. 

Assumindo-se como uma verdadeira road trip de nostalgia, com visuais cheios de vibes Y2K, brindes épicos e uma banda sonora que vai dos Sims ao hip-hop, aos comandos desta noite estará a inigualável cantora e atriz Luciana Abreu que deu vida, outrora, a Floribella.

Mais que uma festa, o ‘Revenge of the 2000’s’ vai ser um playground para adultos, onde, por umas horas, as calças de cintura descida voltam a ser moda e as bandanas vão ser “o” acessório. Avril Lavigne, Mundo Secreto e Luke D’Eça são apenas alguns dos artistas recordados, numa viagem sensorial que passa ainda pelas sonoridades latinas, pelo Carnaval do Brasil, sem esquecer as muitas horas passadas a ver ‘Morangos com Açúcar’.

Vários artistas cantam ‘Morangos com Açúcar

Sob o signo dos anos 2000, a última noite de 2025 não abandona este ritmo e é animada por um espetáculo que celebra duas décadas da série televisiva mais doce que contou, inclusive, com uma temporada de verão gravada em Portimão.

A partir das 22h00 do dia 31, sobem ao palco alguns dos artistas cujo início de carreira está associado aos ‘Morangos com Açúcar’, como é o caso do Edmundo Vieira ou de Paulo Vintém, dois dos elementos que pertenciam à banda ‘D’zrt’, Diana Monteiro das ‘Just Girls’, FF, Luke d’Eça dos ‘4Taste’, TT, Mariiana, entre outros convidados especiais.

O desafio de ‘Cantar Morangos’ é para ‘vestir’ a rigor e celebrar os 20 anos da série sob o hashtag #eusougeraçãomorangos.

Espetáculo piromusical e multimédia saúda 2026

Na zona baixa da cidade, quando soarem as doze badaladas, os céus vão ser iluminados por um espetáculo piromusical e multimédia, numa produção de 11 minutos que contará com sete plataformas de disparos, 10 lasers e 20 ‘moving heads’ no rio Arade, sincronizados entre si, num atrativo que promete levar milhares de pessoas à beira-rio.

Já na zona ribeirinha de Alvor e na Praia da Rocha, a partir do molhe, os céus também serão iluminados num espetáculo pirotécnico de 11 minutos. 

Destino de referência com várias propostas para esta época

São muitos os visitantes que escolhem Portimão para celebrar o Natal e a Passagem de Ano, e as propostas de animação para residentes e visitantes não se esgotam nos dias festivos nem nos programas específicos, criados para assinalar esta quadra.

Além da gastronomia local ou das paisagens únicas do concelho, são várias as iniciativas a decorrer por esta altura, que se traduzem num verdadeiro roteiro cultural.

No Museu de Portimão podem ser visitadas as exposições ‘Portimão, Território e Identidade’, uma mostra permanente que representa uma síntese histórica da evolução da comunidade local desde a pré-história até à atualidade, bem como a mostra “Nuno Júdice – O Prazer das Imagens”, que dá a conhecer a poesia visual deste autor e artista natural da Mexilhoeira Grande até dia 18 de janeiro.

No dia 13 de dezembro, inaugura ainda neste espaço a exposição que revela até 29 de março de 2026 as imagens vencedoras da 25ª Corrida Fotográfica de Portimão, um famoso concurso fotográfico que, este ano, recorda o ambiente da primeira edição, em 2001. 

O Museu pode ser visitado à terça-feira das 14h30 às 18h00, e de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00, encerrando às segundas-feiras e feriados nacionais. Refira-se ainda que, ao domingo, a entrada é livre para residentes em território nacional. Este equipamento encerrará portas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, assim como no dia 1 de janeiro de 2026.

Ainda neste âmbito, a Casa Manuel Teixeira Gomes convida a conhecer a exposição alusiva ao seu patrono, ilustre portimonense. Pode ser visitada de terça-feira a sexta-feira das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, e aos sábados das 14h00 às 17h00, encerrando aos domingos e segundas-feiras, assim como nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro.

No Mercado Municipal de Portimão, além da oportunidade de conhecer e contactar com o equipamento comercial rico em produtos locais e regionais, é também possível visitar, até 4 de janeiro, a exposição “Arte pela Artista”, da autoria da jovem Bia Santos que exibe um conjunto de nove quadros nesta mostra, representativos de diferentes emoções.

O Mercado está aberto nos dias úteis das 7h00 às 14h00 e das 17h00 às 20h00, e aos sábados das 7h00 às 14h00, horário que será adotado também no dia 24 e 31 de dezembro. Encerra ao domingo, nos dias 25 e 26 de dezembro e igualmente nos primeiros dois dias de 2026 (1 e 2 de janeiro).

Após o Natal, e até ao Dia de Reis, a comunidade é ainda convidada a usufruir em família ou com amigos dos vários núcleos distribuídos pela cidade sob o mote de ‘Portimão, Um Sonho de Natal 25’.

Recriando o ambiente natalício, por altura do fim de ano podem ser visitados o presépio em tamanho real no Largo da Mó, assim como a Pista de Gelo e a Casa do Pai Natal na Praça da República, ainda que sem a presença desta figura simbólica da quadra. 

A Casa do Pai Natal mantém-se aberta para visita e usufruto de 25 de dezembro a 6 de janeiro, diariamente das 10h00 às 20h00, excetuando o 31 de dezembro que encerra às 16h00.

A Pista de Gelo funcionará de 26 de dezembro a 6 de janeiro, das 14h00 às 20h00, exceto no dia 31 de dezembro que abre às 11h00 e encerra às 16h00, e nos dias 3 e 4 de janeiro, que funciona das 11h00 às 20h00.

Outra das propostas, desta vez para o dia 4 de janeiro, será o Concerto de Ano Novo pela Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense, que tem lugar a partir das 16h00, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. Os bilhetes custam cinco euros. 

No mesmo dia, entre as 8h30 e as 12h30, terá lugar a primeira Feira das Velharias de 2026, evento popular que decorre no Parque de Feiras e Exposições de Portimão.

Todos os eventos agendados e informações mais detalhadas podem ser consultados no sítio oficial de eventos e notícias do concelho, em vivaportimao.pt

You may also like...

Deixe um comentário