Rota da Dieta Mediterrânica vai a Loulé
A Rota da Dieta Mediterrânica (RDM) organiza, nos dias 13, 14 e 15 de outubro, várias atividades em diferentes espaços da cidade de Loulé.
Este evento tem como objetivo promover este Património Cultural Imaterial da Humanidade.
No arranque, já esta sexta-feira, pelas 21h30, o Café Calcinha recebe um espetáculo de narração e música ao vivo para toda a família.
O sábado será preenchido com muitas ações, que vão do mercado de artesãos e produtores na Cerca do Convento, jogos tradicionais, oficinas de artes e ofícios, a demonstração gastronómica ‘De roda do tacho’, uma roda de dança ‘Vamos dar um pezinho’, com demonstrações pelo Rancho Folclórico de Loulé e, ainda, uma ‘aula’ de cantigas tradicionais com “vozes cá da terra”, pelo grupo As Moçoilas.
No domingo, dia 15, a proposta é um passeio orientado pelo pomar misto em sequeiro do barrocal algarvio, com ponto de encontro em frente à Igreja de S. Francisco, às 09h00. No final do percurso (dificuldade média), haverá um pequeno atelier.
Os interessados em participar poderão inscrever-se aqui.
A Rota da Dieta Mediterrânica (RDM) é uma iniciativa enquadrada no Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, dinamizado pela Associação In loco e demais membros da Comissão Regional da Dieta Mediterrânica.
Tem como objetivo qualificar, organizar e disponibilizar aos visitantes e interessados todo um vasto conjunto de locais e recursos patrimoniais e onde os elementos identitários da Dieta Mediterrânica estejam bem patentes e possam ser desfrutados com qualidade e profundidade.
Segundo nota de imprensa da Câmara de Loulé, esta iniciativa pretende dar aos participantes a possibilidade de desfrutar da excelente gastronomia, conhecer produtores artesanais que aliam os materiais do passado à arte do presente, visitar património milenar que reflete a profunda ligação do homem com o seu território e provar os produtos locais de qualidade que melhor representam a Dieta Mediterrânica, um estilo de vida milenar.