Sardinha ‘invade’ Portimão na primeira semana de agosto

A zona ribeirinha de Portimão receberá entre 2 e 6 de agosto a 23.ª edição do Festival da Sardinha, cuja primeira edição remonta a 1985.

Para além da sardinha assada, em pão caseiro ou no prato, acompanhada por batata cozida e salada à algarvia, a animação também será uma constante entre o Museu de Portimão e a zona entre pontes, com artesanato, doçaria, atuações de rua e sonoridades várias, que vão do folclore à música tradicional portuguesa, passando ainda pelo teatro.

Os restaurantes À Ravessa, Casa Bica, Dona Barca, Forte e Feio, O Meco, Retiro do Peixe Assado, Ú Venâncio e Zizá exibirão nas entradas a insígnia ‘Aqui há Sardinha!’, identificação que assegura a sua participação no festival, disponibilizando um total superior a dois mil lugares sentados. Cada um destes estabelecimentos contribuiu com um montante simbólico, canalizado para a contratualização de artistas e associações culturais locais que assegurarão a animação de rua e do eixo dos restaurantes aderentes, num esforço conjunto que pretende integrar, envolver e dinamizar toda a baixa e zona ribeirinha da cidade.

Além disso, a sardinha assada em pão caseiro pode ser adquirida em dois pontos de venda junto à antiga lota, a cargo do Gil Eanes Juventude Portimonense Clube e do Boa Esperança. Haverá ainda petiscos regionais na zona dos expositores.

MÚSICA PARA TODOS OS GOSTOS

A nível musical, o destaque mantém-se no programa de artistas que diariamente, a partir das 22h00, animará o palco principal, localizado junto à antiga lota. O cartaz arranca no dia 2 de agosto com Aurea, que apresentará o seu novo álbum ‘Restart’, e prossegue com o artista local Reflect (dia 3), o grupo musical Átoa (dia 4), a fadista Cuca Roseta, para divulgar o seu último álbum de originais ‘Riu’ (dia 5) e o compositor, produtor e cantor João Só (6 de agosto).

Também no coreto haverá animação musical ao longo do festival, numa iniciativa a cargo da Junta de Freguesia de Portimão, com sonoridades várias que vão desde o fado à música popular e aos sonos dos anos 60, 70 e 80. Entre 2 e 6 de agosto, das 19h30 às 21h30, subirão ao palco Renato Reis (dia 2), Teresa Viola (dia 3), Escola de Fado do Boa Esperança (dia 4), Sephirah (dia 5) e Fonte Nova (dia 6).

ANIMAÇÃO DIVERSIFICADA

O artesanato, os petiscos e a doçaria regionais contarão com a participação de três dezenas de expositores.

No decorrer do Festival da Sardinha, e ao longo da zona ribeirinha de Portimão, existirão vários polos de atração para miúdos e graúdos, dos divertimentos infantis à Feira do Livro que decorre até 24 de agosto.

O evento gastronómico começa pelas 19h00 e encerra diariamente à 1h00, com acesso livre, sendo uma organização da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Turismo de Portimão, Junta de Freguesia local e Administração dos Portos de Sines.

Toda a programação do Festival da Sardinha pode ser consultada em www.festivaldasardinha.pt.

You may also like...

Deixe um comentário