Seleções de andebol estão em Lagoa para Torneio Internacional de Sub-19
Um frente a frente entre a França e a Espanha abre o Torneio Internacional de Lagoa, em andebol, hoje, 10 de abril, às 17h30, no Pavilhão Municipal, seguindo-se um Portugal contra Israel, às 19h30.
As competições decorrem entre hoje e dia 12 de abril e contam com a participação destas quatro seleções nacionais da modalidade, em Sub-19, distribuídas por três jornadas, uma por cada dia de Torneio.
Assim, na segunda jornada, amanhã, 11 de abril, defrontam-se as seleções espanhola e portuguesa, às 16h00, e a israelita e a francesa, às 18h00. No dia seguinte, na sexta-feira, 12 de abril, será a vez de a Espanha jogar contra Israel, às 10h00, e Portugal contra a França, às 12h00.
Para este torneio, apresentado na sexta-feira, 5 de abril, Luís Encarnação, vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, espera uma “boa moldura humana” para ver os melhores atletas Sub-19.
O autarca disse ainda ser uma “honra e orgulho” Lagoa receber esta competição, sendo que o andebol é uma das modalidades estratégicas no concelho, onde se destaca o Lagoa Académico Clube (LAC) como o expoente máximo dessa representação, com 280 atletas federados.
“Gostaria de agradecer à Associação de Andebol do Algarve e à Federação de Andebol de Portugal, por terem, em conjunto, apostado em Lagoa para receber este evento e, tudo vamos fazer para estar à altura do mesmo”, afirmou ainda o responsável.
Juliana Sousa, vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal, agradeceu à autarquia a disponibilidade e disse que espera que “esta preparação para o Campeonato do Mundo de Sub-19” que acontecerá nestes dias em Lagoa “dê a conhecer os novos ídolos da modalidade”.
“A Federação de Andebol de Portugal aposta em trazer estes grandes eventos para cidades como Lagoa para que as pessoas possam estar cada vez mais próximas da modalidade e dos grandes eventos do andebol”, justificou ainda Juliana Sousa.
No final, João Estrela, presidente da Associação de Andebol do Algarve, defendeu que “a autarquia de Lagoa e o LAC têm desenvolvido um trabalho espetacular e, se não fosse o apoio de municípios como este, seria muito complicado para o andebol no Algarve”.