Semana da Água e das Florestas em Loulé
O Município de Loulé está a realizar várias iniciativas de carácter ambiental, de 19 a 22 de março, no âmbito das comemorações da Semana da Água e das Florestas.
A semana iniciou-se com a receção da exposição #Aliança pela Água, composta por peças do LIXARTE – projeto transforma lixo (marinho) em arte -, que estará patente no Convento Espírito Santo até 8 de abril, numa parceria entre a autarquia e a Agência Portuguesa do Ambiente / Administração da Região Hidrográfica do Algarve.
No âmbito do projeto “STOPenisetum”, apoiado pelo Fundo Ambiental – Aviso “Projetos de erradicação e controlo de espécies invasoras prioritárias”, decorreu na terça-feira, dia 19 de março, uma ação de formação técnica desenvolvida pela Associação Natureza Portugal, em associação com a WWF e com a colaboração da Câmara de Loulé. Esta iniciativa incidiu sobre a problemática da utilização de espécies invasoras de Pennisetum como plantas ornamentais, a proibição da sua produção em viveiro, bem como o seu impacto na flora autóctone e habitats naturais.
A Câmara de Loulé realça, por outro lado, a sua aposta na arborização para promover a descarbonização do território e contribuir para a sustentabilidade do Planeta, tendo agendado, para esta quinta-feira, a distribuição gratuita à população de cerca de 2500 plantas, de espécies arbóreas e aromáticas, na Cerca do Convento do Espírito Santo.
Hoje foi também o dia de lançamento de mais uma edição da campanha “Uma Árvore dá Vida”, lançada pela Autarquia com o objetivo de tornar o concelho mais verde e de, até 2025, plantar milhares de árvores. A população poderá inscrever-se para participar nesta iniciativa de cidadania ambiental para plantar várias espécies, nos seus terrenos, jardins ou quintais.
Também esta quinta-feira, o Centro Ambiental desenvolveu na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola, em parceria com Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), a atividade “Palavras Fotográficas”.
Na sexta-feira, dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o Centro Ambiental inicia a manhã com uma atividade na Ribeira do Cadoiço – “Há Vida no Fundo da Ribeira?”, que dá a conhecer aos jovens a importância das ribeiras e da sua água para a vida de vários seres.
Ainda esta sexta-feira, no auditório do Convento do Espírito Santo, em parceria com a APA/ARH Alg, irá terminar o Ciclo de Ações de Curta Duração, “ALIANÇA PELA ÁGUA – COOPERAÇÃO E CONECTIVIDADE” que decorre no âmbito do Plano Regional de Eficiência Hídrica para o Algarve e do Projeto “Eficiência Hídrica na Escola”. O principal objetivo deste Ciclo de AcD é mobilizar os cidadãos do Algarve e, de um modo particular, as comunidades escolares, bem como outros parceiros, para a necessidade de monitorizar o consumo da água e implementar boas práticas para o seu uso eficiente.
A autarquia refere que estas iniciativas estão em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, ao destacar a importância da ação coletiva e consciencialização para uma melhor adaptação e mitigação dos impactos das alterações climáticas.