Semana Europeia da Mobilidade passa por Portimão e Alvor

O Município de Portimão volta a associar-se à Semana Europeia da Mobilidade, este ano com o lema ‘Melhores Ligações’, e preparou para o período entre 18 e 22 de setembro um conjunto de iniciativas, com destaque para a apresentação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Portimão (PMUS) e para a já habitual iniciativa ‘Alvor sem carros’.

Marcada para as 18h00 de 22 de setembro, a apresentação do PMUS terá lugar no auditório do Portimão Arena e estará a cargo da engenheira Paula Teles, CEO da mpt® – Mobilidade e Planeamento do Território, Lda., empresa consultora externa que deu suporte ao desenvolvimento deste documento estratégico e operacional, que se encontra numa fase de desenvolvimento, muito próxima da versão final. 

O principal objetivo do plano é servir de instrumento de atuação e sensibilização, no sentido de fomentar a articulação entre as diferentes plataformas de deslocação e modos de transporte, com vista à implementação de um sistema integrado de mobilidade, de uma forma racional.

Com um custo de investimento e de exploração sustentável, o plano consagra a diminuição do uso do transporte individual e, simultaneamente, a adequada mobilidade dos cidadãos, residentes ou visitantes, também promovendo a inclusão social, a competitividade, a qualidade de vida urbana e a preservação do património histórico, edificado e ambiental. 

Apesar da adiantada fase de elaboração, o PMUS está recetivo a eventuais contributos que possam surgir no decorrer desta sessão, prevendo-se que o documento seja aprovado pelo Município de Portimão até ao final de 2022.

Alvor volta a viver um dia sem carros

Um dos pontos altos da Semana Europeia da Mobilidade volta a ser a iniciativa ‘Alvor sem carros’, que a Junta de Freguesia local agendou para 18 de setembro, com um conjunto de atividades lúdicas, culturais e desportivas, no sentido de levar a população e turistas a descobrirem o centro da vila, livre de circulação automóvel.

Em parceria com o Município de Portimão, nesse dia o trânsito automóvel estará interditado das 11h00 às 19h00 no centro de Alvor, exceto para residentes que saiam com as suas viaturas dessa zona, devendo regressar após o horário assinalado, ou para veículos de socorro e forças de segurança, transportes públicos e alternativos, transporte de produtos perecíveis e veículos de pessoas com mobilidade reduzida.

Para além do tradicional Mercadinho da Ria, que todos os domingos decorre na zona ribeirinha entre as 8h00 e as 13h00, o aguadeiro estará de volta às típicas artérias de Alvor, na companhia do seu burro, a distribuir água fresquinha a quem por lá passar, com o contributo da Quinta Pedagógica de Portimão.

Ao longo do dia serão apresentados à porta de casas da Rua Marquês de Pombal as artes e os ofícios de outrora, com demonstrações de empreita de palma (15h00 às 17h00) e bancas de artesanato (11h00 e as 19h00), sendo igualmente possível apreciar pintura ao vivo na Rua António José de Almeida.

As propostas para este domingo não ficam por aqui e incluem o batismo de canoagem na Ria de Alvor com acompanhamento técnico de um monitor, das 9h00 às 13h00, sob organização do Clube Naval D. João II, bem como uma demonstração OneWheel, que entre as 14h30 e as 18h30 convida a uma experiência diferente de transporte, perfeito para o exterior, por iniciativa da empresa Onewheel de Portugal.

A partir das 9h30, o Complexo Desportivo de Alvor será palco de um workshop sobre manutenção de bicicletas de passeio, promovido pelo Tic Tac Bike Tour, estando prevista muita animação desportiva, que inclui modalidades como karaté, judo, dança e zumba, entre outras, a decorrer na Rua Dr. Afonso Costa, na Praça da República e na Rua 25 de Abril, das 11h00 às 12h30 e entre as 15h00 e as 19h00.

Fazem ainda parte da programação uma caminhada matinal à beira ria pelos passadiços de Alvor, contemplando a fauna e a flora, cujo ponto de encontro vai ser o Complexo de Alvor, de onde os caminhantes partirão por volta das 9h00, e um passeio ao entardecer pela Estação da Biodiversidade de Alvor, com início às 17h30 a partir do Jardim D. João II. 

Passeios pelo rio e centro histórico de Portimão

No que diz respeito às ações marcadas para Portimão, o dia 18 de setembro foi reservado para passeios pagos em barco solar ‘Pelas margens da história do Arade’ (7,5€ por adulto, enquanto as crianças até aos 10 anos pagam metade deste valor), guiados pela equipa da Algarve Sun Boat. 

O local de embarque será o cais sul do Clube Naval de Portimão e os passeios começam às 10h00, 11h30, 15h00 e 16h30, tendo a embarcação uma capacidade para oito pessoas. 

As reservas, limitadas aos lugares disponíveis, devem ser efetuadas para o telemóvel 919 919 450 ou para o email: info@algarvesunboat.com, sendo permitido aos portadores dos bilhetes para estes passeios a entrada gratuita no Museu de Portimão, até final do mês de setembro.

Para o dia 21, a sugestão é um passeio vespertino ‘Ao sabor da maré’ por trilhos do património natural da freguesia de Alvor, com encontro marcado junto ao Complexo Desportivo da vila, pelas 18h30.

A noite de 22 de setembro será dedicada a um percurso histórico-cultural pedestre pelas paisagens urbanas de Portimão, numa iniciativa da Casa Manuel Teixeira Gomes, cuja partida está agendada para as 20h30 junto ao coreto situado na zona ribeirinha da cidade, devendo os interessados proceder a inscrição prévia, limitada a 12 participantes, através do telefone 282 480 492.

Vai e Vem gratuito

Por fim, e com vista a potenciar o uso do transporte público, o Vai e Vem – Transporte Urbano de Portimão, cuja frota passou há pouco a contar com dez veículos elétricos, será gratuito no dia 22 de setembro em todas as linhas, que asseguram a ligação de vários pontos do concelho ao centro da cidade, ao hospital e aos principais serviços, bem como a outros locais de interesse, como pode ser consultado no seguinte endereço eletrónico: www.vaivem.pt 

A Semana Europeia da Mobilidade é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Portimão e da Junta de Freguesia de Alvor, estando o respetivo programa disponível em: www.vivaportimao.pt

Mudanças comportamentais em nome da mobilidade ativa

A Semana Europeia da Mobilidade visa realçar e fomentar sinergias entre pessoas e lugares, no sentido de aumentar a consciência sobre a mobilidade sustentável e promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa.

Este projeto da Comissão Europeia, cuja 21ª edição decorre de 16 a 22 de setembro sob a frase-chavão ‘Combina e Move-te!’, é representado no nosso país pela Agência Portuguesa do Ambiente, em conjunto com as autarquias aderentes.

You may also like...

Deixe uma resposta