Sessões de saúde mental e bem-estar no idoso chegam a Monchique

O Projeto Saúde Mental 360º Algarve, promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e apoiado pela Fundação Belmiro de Azevedo e pelos municípios de Loulé, Monchique e Tavira dinamiza duas sessões informativas com o mote ‘Saúde Mental e Bem-estar no Idoso’, na quarta-feira, 4 de junho, às 14h30 e às 15h30, na sala multiusos da Junta de Freguesia de Monchique.

“A população envelhecida e isolada é particularmente afetada por sentimentos de stress, ansiedade e depressão, sendo importante alertar para esta situação e debater estratégias para mitigar o seu impacto destes na saúde mental dos idosos”, descreve em nota de imprensa.

A sessão também apresentará o Projeto Saúde Mental 360º Algarve aos munícipes de Monchique, que, a partir de setembro, levará àquele concelho atividades de estimulação cognitiva, atendimentos psicossociais individuais, consultas diagnósticas de saúde mental, sessões para a promoção do autocuidado e competências socio-emocionais, assim como sessões e workshops de nutrição, atividade física e yoga adaptado. O concelho ainda receberá uma variedade de sessões ‘Saúde Mental em Dia’ que abordarão várias problemáticas relacionadas com a saúde mental.

Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve, conduzirá esta sessão. “Será um momento de partilha de ideias e uma conversa sobre os sinais e sintomas que devemos observar, assim como estratégias para proteger a saúde mental”.

As sessões ‘Saúde Mental em Dia’ pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas relacionados com a área da saúde mental, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos. Para isso, contam com o apoio de profissionais de saúde e da rede associadas da Plataforma Saúde em Diálogo, que se juntam nesta missão de promover a saúde mental junto da comunidade idosa do Algarve.

You may also like...

Deixe um comentário