Silves assinala Jornadas Europeias da Arqueologia com visitas guiadas

O Município de Silves assinala as Jornadas Europeias de Arqueologia de 16 a 18 de junho, com um programa que inclui visitas guiadas a locais de relevante interesse arqueológico no concelho.

O primeiro dia de jornadas, 16 de junho, abre com a atividade ‘O Coração do Museu’. Com sessões às 10h00 e às 16h30, esta ação terá lugar no Museu Municipal de Arqueologia de Silves e pretende dar a conhecer a reserva dos materiais no museu — sejam eles as cerâmicas, os metais, os líticos, entre outros — num ambiente controlado e protegido, de forma a enriquecer o conhecimento daquele que é o trabalho técnico orientado para a exposição e divulgação do conhecimento que começa numa escavação arqueológica e acaba numa vitrina.

Com sessões às 10h00 e às 17h00, Dia Aberto no Bairro do Progresso é o nome da visita acompanhada que terá lugar a 17 de junho. Partilhar com o público o ambiente da escavação arqueológica levada a cabo no Bairro do Progresso, servindo de pretexto para falar acerca da história da cidade e sobre o contributo da arqueologia para a sua construção, bem como as novas descobertas de arqueologia medieval islâmica existentes na cidade de Silves são os principais objetivos desta atividade. As sessões decorrem ao ar livre, na escavação do Bairro do Progresso onde se poderá observar aquela que é a sequência de trabalhos correspondentes a uma escavação arqueológica, sendo os participantes convidados a observar as diversas tarefas inerentes à profissão, incluindo trabalhos de escavação, registo gráfico e fotográfico. 

As comemorações das JEA culminam com um passeio pelo Circuito Arqueológico da Amorosa-Pedreirinha, no dia 18 de junho, às 10h00, com passagem pelas duas necrópoles Alto Medievais com sepulturas escavadas na rocha, pelas ruínas de um monumento megalítico e pelo sítio do Monte Rosso; numa paisagem dominada pelos afloramentos de grés.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do telefone 282 440 854 ou do e-mail arqueologia@cm-silves.pt.

You may also like...

Deixe um comentário