Taça Nacional de Esperanças de Ciclismo é estreia em Portimão Cidade do Desporto

O Grande Prémio Portimão Cidade Europeia do Desporto, conjunto de duas provas a disputar este fim de semana, dias 6 e 7 de abril, marcará o arranque da primeira edição da Taça Nacional de Esperanças, troféu que junta no mesmo pelotão os corredores sub-23 e juniores.

A competição integra um programa de atividades com que Portimão assinalará o Dia Mundial da Atividade Física, celebrado a 6 de abril, das quais a Câmara Municipal destaca também o direto que o programa “Aqui Portugal” da RTP fará a partir da zona ribeirinha da cidade. A organização prevê que as primeiras pedaladas deste Grande Prémio, por volta das 15h00, tenham cobertura televisiva.

A etapa ligará a zona ribeirinha de Portimão a Alvor, através de um sinuoso percurso de 114,2 quilómetros, com a marca “ondulada” da orografia que caracteriza a região algarvia. Os primeiros ciclistas devem concluir o trajeto às 18h00, depois de passarem por localidades como Estômbar, Paderne, São Bartolomeu de Messines e Silves.

Quanto à corrida de domingo, 7 de abril, esta começa às 10h00 da zona ribeirinha de Portimão, terminando na Mexilhoeira Grande perto das 12h45, após 109,9 quilómetros de extensão. O perfil orográfico é semelhante ao da véspera, também com passagens por Estômbar e Silves, mas a chegada, num topo exigente, poderá retirar da discussão alguns sprinters mais puros.

A Taça Nacional de Esperanças é uma competição de regularidade criada pela Federação Portuguesa de Ciclismo em 2019, com o intuito de proporcionar mais dias de competição aos sub-23 das equipas de clube e de, em simultâneo, permitir aos juniores integrar um pelotão com um maior grau de exigência. Apesar de as duas categorias correrem em conjunto, haverá classificações gerais separadas para sub-23 e juniores.

Além do GP Portimão Cidade Europeia do Desporto, a Taça Nacional de Esperanças contará com mais duas corridas, as quais terão lugar nos dias 10, na Murtosa, e no dia 11 de agosto, na Curia.

A prova de ciclismo em Portimão provocará alguns condicionamentos de trânsito, que serão assinalados assinalados pelas autoridades, e que devem ser respeitados pelos automobilistas.

You may also like...

Deixe uma resposta