Terras do Infante distinguiu melhores alunos

A Associação de Municípios Terras do Infante entregou, no dia 6 de fevereiro, os prémios aos melhores alunos do ensino secundário no ano letivo 2023/2024 e aos melhores alunos dos cursos de aprendizagem do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) ministrados no Centro de Emprego de Lagos.
A cerimónia realizou-se no edifício Paços do Concelho Séc. XXI, em Lagos, onde a Associação tem a sua sede, tendo participado 12 alunos, que no ano letivo anterior se distinguiram pela excelência dos resultados escolares alcançados. A sessão contou ainda com a participação das famílias, dos diretores dos Agrupamentos de Escolas Gil Eanes e Júlio Dantas, docentes e autarcas de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo, os três concelhos do triângulo vicentino.
“A cada um foi entregue um prémio monetário no valor de 500 euros e a todos dirigidas palavras de reconhecimento e incentivo para as etapas que se seguem, sejam elas o prosseguimento dos estudos ao nível académico ou o ingresso na vida laboral ativa”, descreve a Associação.
Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos e do Conselho Diretivo da Associação, Dora Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo e secretária da Associação, e António Carvalho, vereador da Câmara Municipal de Aljezur e membro da Assembleia Intermunicipal da Terras do Infante, felicitaram os alunos, as famílias e toda a comunidade educativa que contribuiu para o sucesso destes jovens.
“Todos foram unânimes em manifestar o seu agrado pela possibilidade de agora, através da Associação, ser possível continuar a concretizar esta iniciativa que visa reconhecer o mérito e premiar os alunos com os melhores desempenhos e, simultaneamente, incentivar outros a seguirem exemplos de trabalho e dedicação”, acrescenta a Terras do Infante em nota de imprensa.
Paula Couto, diretora do Agrupamento de Escolas Gil Eanes, e José Lopes, diretor do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, exprimiram o imenso orgulho no trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo de todo o percurso escolar, não deixando de sublinhar o esforço acrescido daqueles que, provenientes dos concelhos de Aljezur e Vila do Bispo, o fazem com muitos quilómetros acumulados e maior sacrifício exigido ao nível da frequência do ensino secundário, devido às deslocações diárias a que tal obriga, com prejuízo dos períodos de estudo, prática de atividades complementares e descanso.
Os alunos premiados foram Gonçalo Mestre da Palma Gomes Rosa, Alexandre Henriques de Sousa Santos Ferreira e Filipa Brás Afonso, que frequentam o 12º ano, em ciências e tecnologias, no Agrupamento de Escolas Gil Eanes. Do mesmo Agrupamento foram ainda distinguidos os alunos dos cursos profissionais Érica Alexandra de Oliveira Costa, do 12º ano de estética, e Gabriel Armando Amado Dias, do 12º ano, do curso técnico de eletrónica, automação e comando.
Do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas foram distinguidos Inês Furtado da Costa, do 12º ano de artes visuais, Beatriz Guerreiro dos Santos, do 12º ano de línguas e humanidades, Pedro Nobre da Costa Dinis Jorge, do 12º ano de ciências e tecnologia, dos cursos científico-humanísticos. Dos cursos profissionais foram premiados Diogo Candeias Pacheco Costa, do 12º ano do técnico de gestão e programação de sistemas informáticos, e Tomás Miguel Maria Rodrigues, do 12º ano do técnico de gestão. Já dos cursos do Serviço de Emprego de Lagos foram premiados Andreia Isabel Gomes Pires, do curso técnico de massagem de estética e bem-estar, e Paulo Sérgio da Graça dos Ramos, do curso técnico de desporto.