Tertúlia sobre a escassez de água teve a participação de alunos em Lagos
A Câmara de Lagos recebeu, no passado sábado, a primeira Tertúlia de Primavera, que abordou a “escassez de água e medidas de contenção”.
Esta tertúlia foi a primeira de um ciclo de quatro tertúlias a realizar no Algarve (duas no Barlavento e duas no Sotavento) e que, segundo a autarquia lacobrigense, “junta miúdos e graúdos num debate sobre os vários problemas associados às temáticas ambientais, como a seca, os incêndios, a agricultura ou as catástrofes”.
Este ciclo de tertúlias regionais são baseadas, acrescenta a edilidade, na obra “A lenda do homenzinho das quatro estações – Uma pegada de resiliência”, da autoria de Teresa Vicente, escritora e doutorada em Ambiente e Sustentabilidade e “servem um propósito de consciencialização, mas também de segurança psicológica, numa situação que pode tornar-se ainda mais crítica, no âmbito do abastecimento público de água, do turismo, e da agricultura”.
Além da presença de representantes de várias entidades, foram convidados alguns alunos do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas e do Colégio de São Gonçalo, com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos.
Ao longo de quase três horas, as crianças manifestaram as suas preocupações e curiosidades sobre o tema, e questionaram os adultos sobre o trabalho que está a ser desenvolvido, deixando sugestões.
A sessão contou ainda com os testemunhos gravados de António Carmona Rodrigues, presidente das Águas de Portugal, e de Macário Correia, presidente da Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento Algarvio.
Na sessão foi também apresentado o vídeo dos alunos do 7ºG – Escola Básica Tecnopolis, vencedor do torneio “Águas Sem Fronteiras” – edição 2022.