Olhão leva “Circuito Natureza Divertida” à Semana da Ria Formosa

Olhão acolhe, até 20 de abril, a 7.ª edição da Semana da Ria Formosa. O evento, de carácter ambiental, é promovido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), através da Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, com a colaboração de vários parceiros, incluindo a autarquia local..

A câmara olhanense refere que leva ao Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), onde decorre o evento, o “Circuito Natureza Divertida”, com o qual desafia os alunos das turmas de 6.º ano de todas as escolas do concelho a participarem num pedipaper. O percurso, composto por seis postos, conta com uma equipa técnica para desenvolver ações com os discentes que, no final, recebem uma peça de um puzzle, que será depois montado na escola.

O “Circuito Natureza Divertida” conta com a colaboração do RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, permitindo envolver as crianças na devolução à natureza de gaivotas que foram tratadas no centro. O Museu Municipal também participa, mostrando o património cultural do concelho e, por fim, os alunos têm ainda acesso a uma sessão de cinema, onde podem ver o filme “Cavalos de Guerra”, de João Rodrigues.

Esta Semana da Ria Formosa é dedicada à sensibilização ambiental nos concelhos abrangidos pelo Parque Natural, visando a partilha pedagógica de experiências com a comunidade local e visitantes e, em simultâneo, o desenvolvimento de atividades sobre os valores naturais desta importante zona húmida e a sua biodiversidade, onde se apoiam as muitas atividades económicas, tais como o turismo, o desporto, a pesca, a produção de sal e o marisco.

Com este projeto, e em alinhamento com o Plano de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa, o ICNF pretende estimular as parcerias com a comunidade local, entidades públicas, privadas e associações, e contribuir para uma sociedade com pessoas comprometidas e ativas na proteção e restauro dos ecossistemas que sustentam a vida e as atividades humanas.

You may also like...

Deixe um comentário