Turismo do Algarve aprova plano e orçamento para 2016
O plano de atividades e orçamento para o ano de 2016 da Região de Turismo do Algarve (RTA), no valor de 6,9 milhões euros, já foi aprovado em recente reunião da assembleia geral do organismo.
“Em 2016 a RTA pretende continuar a implementar ações que permitam desenvolver e valorizar o potencial turístico da região. Ações que passam essencialmente pela requalificação da oferta turística regional e valorização do produto, pelo reforço da promoção e pela dinamização da animação turística”, afirmou na ocasião Desidério Silva, presidente da comissão executiva da RTA.
A área com maior dotação orçamental é a da promoção e animação, com mais de 2 milhões de euros para ações como a participação em feiras do setor em Portugal e Espanha, visitas de familiarização de agentes turísticos e de imprensa, apoio às rotas aéreas diretas para Barcelona e Madrid, em parceria com as companhias aéreas, roadshows e ações de divulgação e promoção da dieta mediterrânica.
“Em termos promocionais, seremos o destino convidado na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde apresentaremos o nosso novo ‘stand’. Estaremos mais uma vez presentes na FITUR, FEHISPOR e Mundo Abreu e voltaremos a organizar o Incentivo Algarve como forma de apoiar e reconhecer o trabalho dos agentes de viagens portugueses e espanhóis”, referiu Desidério Silva, acreditando que “2016 será o ano do Algarve”.
Destaque ainda para a Algarve Nature Week que, após o sucesso da primeira edição, promete mais atividades e novidades entre os dias 13 e 22 de maio, no concelho de Loulé.
Ao nível da reestruturação do produto, estão previstas iniciativas de dinamização do turismo ativo, em particular os passeios pedestres e o cicloturismo.
Outra das apostas é o ‘marketing’ digital, através do desenvolvimento de novas apps e de um novo portal, já em consonância com a imagem promocional da marca Algarve que começará a ser desenvolvida em 2016. Campanhas de comunicação multimeios, divulgação e dinamização de eventos, ações de ‘marketing’ e dinamização da presença do Algarve nas redes sociais, são mais algumas das ações previstas.
Por fim, e no âmbito das comemorações dos 45 anos da RTA, foi aprovada a atribuição de Medalhas do Turismo a pessoas e entidades que mais se destacaram na valorização e divulgação do turismo algarvio.