Ualg vai criar Faculdade de Medicina
O Conselho Geral da Universidade do Algarve aprovou a criação da Faculdade de Medicina, uma decisão que já mereceu a congratulação da Câmara Municipal de Loulé, que se considera um parceiro estratégico desta instituição de ensino superior.
Esta deliberação, emanada da reunião realizada dia 11 de setembro vem, assim, propor que a Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve substitua o Departamento de Ciências Biomédicas, alargando o espetro da Universidade do Algarve em termos de oferta educativa e formativa, com novos cursos, em que se destacará, naturalmente, a tão desejada licenciatura em Medicina.
Esta Faculdade foi aprovada por despacho do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assinado na passada sexta-feira, 20 de setembro.
Segundo a autarquia de Loulé, esta é uma iniciativa há muito aguardada por todos os algarvios e que constituirá, seguramente, uma mais-valia pelos significativos benefícios que terá nos diversos setores – economia, sobretudo no que toca à atividade turística, ensino, investigação, saúde, entre outros – constituindo um passo significativo em termos da atração de mais estudantes e docentes à região.
Para os responsáveis da Câmara Municipal de Loulé, na base desta decisão histórica e de grande alcance para toda a região estão, entre outras iniciativas, as várias ações em curso no âmbito do projeto ABC – Loulé Active Life Health & Research, uma parceria cimentada em 2018 entre a Câmara Municipal de Loulé e o Algarve Biomedical Center e que aposta na inovação, em prol da ciência, e visa resolver várias lacunas existentes relacionadas com a investigação, proporcionando melhores cuidados de saúde a residentes e visitantes.
O conjunto de equipamentos e serviços que o ABC irá disponibilizar e a futura Faculdade de Medicina serão fatores decisivos para a afirmação de um “ecossistema de saúde regional”.