Versão 0 do Plano Estratégico Cultura Portimão 2034 vai ser apresentado

Está em curso a última fase do projeto de construção colaborativa do futuro cultural do concelho com a recolha de contributos no âmbito do processo de construção da versão 0 do Plano Estratégico Cultura Portimão 2034.

O documento apresentado é o resultado de um processo colaborativo, onde foram definidas 192 medidas, 48 objetivos, 16 objetivos estratégicos e 4 eixos estratégicos, com a participação ativa de diversos agentes culturais de Portimão.

Os quatro eixos estratégicos são o ‘património e espaço público’, ‘conhecimento, mediação e coesão social’, ‘economia criativa’, ‘comunicação e projeção territorial’ e ‘envolvimento cívico e redes de cooperação’.

Em junho de 2024, o primeiro momento público deste plano marcou o arranque de um processo inovador e participativo, com uma ampla convocação dirigida a agentes culturais, desportivos, económicos, académicos e políticos, bem como a todos os munícipes interessados em contribuir para o desenho das políticas culturais de Portimão para a próxima década.

Desde então, a equipa multidisciplinar do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs) do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS-UMinho), em colaboração com o município de Portimão, tem vindo a desenvolver um diagnóstico transdisciplinar e participativo que resultou na versão 0 do Plano para identificação das diretrizes para as futuras políticas culturais municipais.

Concluída esta fase intensa de trabalho colaborativo, o município de Portimão lança agora uma nova etapa do processo: a recolha de contributos da comunidade da versão 0 do Plano Estratégico Cultura Portimão 2034.

Para tal, estará disponível até 23 de junho um inquérito online no site da Câmara Municipal de Portimão, estando também disponível o documento versão 0 do Plano, https://cm-portimao.pt/menus/servicos/cultura/plano-cultura, onde todos os interessados poderão ler o documento base e partilhar as suas sugestões, visões e propostas de melhoria. Esta fase pretende garantir que o plano seja verdadeiramente representativo dos desejos e necessidades da população portimonense.

Além disso, será realizada uma sessão pública de apresentação da versão preliminar do plano, no dia 18 de junho, às 17h30, no Teatro Municipal de Portimão, aberta a toda a comunidade. Nesse âmbito, serão divulgados os principais resultados obtidos até ao momento, que contaram com o envolvimento e participação de mais mil intervenientes nas diferentes fases.

O município de Portimão reforça o convite a todos os cidadãos interessados para que se juntem a esta iniciativa e participem na formulação do futuro cultural do concelho, reafirmando o seu compromisso com uma cultura participativa, transversal e inclusiva.

You may also like...

Deixe um comentário