‘Viagem Fotográfica ao Algarve’ passa por Loulé
A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) e a Câmara Municipal de Loulé inauguram, esta quarta-feira, dia 4 de outubro, a exposição ‘Viagem fotográfica ao Algarve’.
José Saramago, na sua obra ‘Viagem a Portugal’, de 1981, percorreu vários concelhos do Algarve e visitou alguns dos locais mais emblemáticos da região. Passados mais de 40 anos, os locais visitados pelo Prémio Nobel deram o mote para o projeto ‘Viagem fotográfica ao Algarve’, da Associação 1/4 Escuro — Associação de Fotógrafos Amadores de Vila Real de Santo António, em parceria com o Taller Municipal de Fotografía de Lepe (Espanha), com o apoio da DRCAlg.
O desafio lançado aos fotógrafos, que integram o projeto, foi realizarem uma visita aos concelhos algarvios e inspirarem-se, fotograficamente, nos textos escritos por José Saramago aquando da sua passagem pela região.
No excerto que dedica à, então, vila de Loulé, Saramago não consegue visitar as suas mais emblemáticas igrejas: a Igreja Matriz, a Igreja de Misericórdia e a da Nossa Senhora da Conceição. Se regressasse hoje, muitos seriam os motivos para se deter um pouco mais nesta cidade, entre eles uma visita ao Convento da Graça e aos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto, classificados em julho como Monumento Nacional.
O fotógrafo algarvio André Boto, distinguido, pela FEP – Federation of Professional European Photographers, como ‘Fotógrafo Europeu do Ano’, em 2023, participa no projeto com a fotografia de Silves e com a edição das restantes fotografias selecionadas para a exposição.
A exposição ‘Viagem Fotográfica ao Algarve’ já passou por Vila Real de Santo António, Castro Marim, Lepe (Espanha), Olhão e Alcoutim, e irá percorrer a totalidade dos concelhos que integram a “Rota Literária Saramago no Algarve”.
A exposição vai estar patente ao público na Biblioteca Municipal de Loulé, de 4 a 31 de outubro.