Visitas guiadas à história e património de Alvor

A Junta de Freguesia de Alvor arrancou, esta semana, com a iniciativa ‘Alvor – A Memória do Local’. Trata-se de um conjunto de visitas guiadas aos principais monumentos, locais e espaços cultural e historicamente mais relevantes da vila, em língua inglesa (quartas-feiras) e portuguesa (sexta-feira).

O arranque do percurso guiado dá-se pelas 19h00 no Jardim D. João II, situado junto à principal rotunda de entrada de Alvor. Depois, e ao longo de cerca de 90 minutos, os participantes vão conhecer, em pormenor, a história e importância de monumentos, como o ex-líbris da vila, a Igreja Matriz, os morabitos ou o castelo.
Também o Palácio Abreu, cujo páteo foi, recentemente, requalificado, a lota e o salva-vidas, ambos situados na zona ribeirinha, um espaço desde sempre associado à pesca, vão estar na rota dos visitantes.

O presidente da Junta, Ivo Carvalho, diz que esta é mais uma maneira de “promover o nosso património histórico e cultural, de forma a que, cada vez mais, Alvor seja visto não apenas como um fantástico destino turístico, mas como uma freguesia que tem várias outras vertentes de interesse e que, por isso, pode e deve ser visitado ao longo de todo o ano”.

Essa é uma estratégia que a autarquia tem vindo a seguir, com, entre outros aspetos, a colocação em espaços públicos, de uma série de esculturas de homenagem aos homens do mar, bem como a edição de um livro sobre a história de Alvor, que deverá ter seguimento com outros volumes, nos próximos tempos.
A participação nestas visitas é gratuita, mas, devido às condicionantes provocadas pelo período de pandemia que vivemos, tem o número máximo de 10 pessoas.Os interessados devem, previamente, inscrever-se através do endereço eletrónico alvor.freguesiadealvor@gmail.com.

Investimento em dois jardins

A Junta de Alvor prepara-se para construir um jardim infantil nas Sesmarias, colmatando, dessa forma, uma lacuna existente numa zona que, ao longo dos anos, tem vindo a crescer, a desenvolver-se cada vez mais e a acolher um elevado número de pessoas. O presidente da autarquia, Ivo Carvalho, diz que a obra resulta de um protocolo feito com a Câmara de Portimão. A intervenção já foi aprovada pelos diversos órgãos autárquicos e está agora a ser ultimado o respetivo procedimento. Entretanto, o parque infantil situado no centro da vila, perto do Castelo e Mercado, vai ser requalificado. Estas duas intervenções implicam um investimento global de cerca de 50 mil euros.

You may also like...

Deixe um comentário