Albufeira é um dos melhores municípios para viver

O Município de Albufeira recebeu, no dia 16 de outubro, o galardão de “Melhor Município para Viver”, na categoria Social com o programa “Autarquia + Segura”. A cerimónia de entrega de prémios da edição 2018 do concurso “Os Melhores Municípios para Viver – M2V” teve lugar no Madan Parque – Parque de Ciência e Tecnologia, em Almada. Esta iniciativa do Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC) distingue, desde 2008, os melhores projetos nos domínios do Ambiente, da Economia e do Social.

O programa “Autarquia + Segura” foi implementado no Município de Albufeira, em outubro de 2017, e consistiu na instalação de 11 desfibrilhadores automáticos na via pública e outros dois em veículos, bem como na formação em Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilhação Automática Externa (DAE) de 170 pessoas, entre civis, funcionários municipais e elementos da GNR e dos Bombeiros Voluntários.

“O Programa de Desfibrilhação Automática Externa de natureza comunitária que instalámos no concelho é inovador e pioneiro a nível nacional e internacional, não existindo nenhum sistema que tenha cabines na via pública com abertura remota e com ativação do GSM dos socorristas”, explica o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo. Os equipamentos DAE estão em cabines especialmente preparadas para o efeito e sinalizadas, junto a edifícios âncora, como são algumas estruturas municipais, e em locais com grande afluência de pessoas. “Com o programa “Autarquia + Segura” pretendemos contribuir para o sucesso da cadeia de sobrevivência em Portugal, nomeadamente nas situações de socorro a uma vítima de paragem cardiorrespiratória. Nesta matéria, o Município de Albufeira assume uma postura de pro-atividade face à defesa da vida humana”, defende José Carlos Rolo.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira recebeu o prémio pela mão de José António Saraiva, arquiteto, ex-diretor do Expresso e fundador do Sol, jornal que patrocina este concurso desde a sua primeira edição. “A segurança é, cada vez mais, um fator decisivo no setor turístico. Este programa vem reforçar o sentimento de segurança de quem nos visita, que certamente se sentirá mais protegido no que se refere a uma possível ocorrência de doença súbita. Somos hoje um município mais seguro”, garantiu José Carlos Rolo.

O Concurso “Os Melhores Municípios para Viver” (M2V) tem como objetivo premiar os projetos de iniciativa municipal nas áreas de intervenção anteriormente mencionadas tendo como indicadores a Saúde, Urbanismo e Habitação, Ambiente, Acessibilidade e Transportes, Turismo, Economia e Emprego, Ensino e Formação, Identidade Cultura e Lazer, Diversidade Tolerância e Segurança, e Felicidade. Esta ação promove ainda uma partilha de boas práticas entre os vários municípios, de forma a contribuir para o desenvolvimento socioeconómico dos municípios portugueses.

You may also like...

Deixar uma resposta