Centro de Vacinação de Lagoa encerra ainda este mês

O Centro de Vacinação de Lagoa deverá fechar portas ainda antes do final do mês de setembro, segundo apurou o Lagoa Informa. Por esta altura, cerca de 85 por cento da população do concelho já está vacinada e o facto de nas últimas semanas a média de vacinas administradas rondar as 50 por dia não justifica a manutenção daquela estrutura, criada para uma inoculação massiva.

Assim, até final do mês, a vacinação contra a covid-19 deverá passar para o Centro de Saúde, numa altura em que a nível nacional alguns centros já estão também a ser encerrados. Em Portimão, por exemplo, a estrutura será desmontada no próximo domingo, 19 de setembro.

Em Lagoa, para já, a autarquia aguarda indicações do Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento para proceder ao desmantelamento da tenda situada junto ao Auditório Carlos do Carmo, uma estrutura que custa cerca de 20 mil euros mensais à autarquia, entre os vários serviços, da segurança à eletricidade, entre outros. Durante os últimos dias já houve conversas entre as duas entidades e o fecho deverá acontecer nos próximos dias.

Recorde-se que, no final de agosto, o vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da ‘task force’ responsável pelo plano de vacinação, referiu que com um “mínimo de 85% de população vacinada”, os centros poderiam começar a ser encerrados, passando então o processo para os centros de saúde.

Os bons números de vacinação que Lagoa apresenta, mesmo na população mais jovem, em idade escolar, permitem dar este passo já. Um pouco por toda a região, o desmantelamento dos centros de vacinação irá acontecer nos próximos 30 dias.

Mesmo com a necessidade de uma eventual terceira dose, que será apenas para um conjunto mais restrito de pessoas, com o sistema imunitário suprimido (doentes infetados com o vírus da sida, transplantados e doentes oncológicos que fizeram ou estão a fazer medicação como a quimioterapia), o que a nível nacional abrange cerca de 100 mil cidadãos, essa resposta será dada pelo Centro de Saúde.

You may also like...

Deixe uma resposta