Albufeira lidera lista das praias com qualidade de ouro

Pelo oitavo ano consecutivo, Albufeira é o concelho do país com mais praias classificadas com ‘Qualidade Ouro’, 22 zonas balneares no total, a que se juntam 25 bandeiras azuis, que confirmam a liderança do município em matéria de índices ambientais de referência.

A distinção é da responsabilidade da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, que há dias anunciou as 390 estâncias balneares portuguesas contempladas com a bandeira dourada, das quais 342 são praias costeiras, 39 interiores e nove são praias de transição.

A atribuição deste galardão é feita no início de cada época balnear com base em informação pública disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, tendo em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas. As praias classificadas devem cumprir critérios de “qualidade excelente nos últimos cinco anos (2013/2017) e todas as análises realizadas, sem exceção, e na última época balnear (2017) deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais, inferiores a 250ufc/100ml para Escherichia coli e para águas interiores, 200ufc/100ml, respectivamente.”

Em Albufeira foram classificadas com a insígnia de ouro as seguintes praias: Alemães, Arrifes, Aveiros, Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia Açoteias, Falésia Alfamar, Inatel, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Olhos de Água, Oura, Oura-Leste, Peneco, Pescadores, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha Nascente, Rocha Baixinha Poente, São Rafael e Santa Eulália.

O presidente da Câmara de Albufeira manifestou-se “muito satisfeito por mais esta conquista. que consolida a imagem do Município como destino turístico que aposta nas boas práticas ambientais”. A propósito, José Carlos Rolo sublinha que “estes bons resultados têm sido alcançados graças ao esforço concertado entre a autarquia e todas as entidades com responsabilidades na orla costeira.”

You may also like...

Deixar uma resposta