Ana Vieira profissionaliza cursos de maquilhagem no Algarve

Escola possibilita que as pessoas não tenham de se deslocar a Lisboa para fazer uma formação profissional na área.

Texto: MARISA AVELINO / Fotos: KÁTIA VIOLA

Ana Vieira, 34 anos, é maquilhadora há 10. Formou-se em moda e televisão na ‘London School of Beauty & Make-Up’, tendo concluído a sua formação com nível de Distinção, o mais alto da certificação, resultado que lhe valeu um convite para participar no prestigiado ‘London Fashion Week’. Em 2015 fundou, em Portimão, a AVA Make-Up School, a primeira escola no Algarve especializada em maquilhagem. Atualmente, a AVA encontra-se em mudança para instalações próprias em Faro onde surgirá “com um conceito ainda mais inovador.”

É licenciada em Design Gráfico, mas a sua paixão sempre foram as Artes Plásticas por isso não é de estranhar que a maquilhagem cruzasse o seu caminho. Ser maquilhadora não foi uma profissão planeada até porque em adolescente, como a própria se descreve, “era tudo menos feminina”. Apesar de a especialização só ter acontecido mais tarde, em 2015, ano em que fundou a escola de maquilhagem, a AVA Make-Up School, Ana Vieira tem trabalhado com maquilhagem desde 2007.

O percurso da maquilhadora começou a dar os primeiros passos quando foi convidada para integrar uma empresa multinacional de cosmética, tendo, na altura, decidido investir na área em que, segundo Ana, “a diferença não era assim tanta em relação ao que já fazia como artista; pintava a óleo, desenhava”. “Eu só tinha mudado de tela. Agora continuo a fazer as minhas brincadeiras, mas neste caso com a maquilhagem”, partilha Ana Vieira, em conversa com a Algarve Vivo.

Ana começou como autodidata, fazendo experiências ao ponto de ficar com as pálpebras “assadas” de tanto pôr e tirar maquilhagem. Com o tempo foram surgindo convites para participar em desfiles e sessões fotográficas. Não levou muito tempo até surgir o reconhecimento do seu trabalho com o público, a título particular, a solicitar os serviços de maquilhagem de Ana, resultado do rigor e qualidade do seu trabalho. Assim, e de forma natural, foram surgindo vários ‘workshops’ de auto-maquilhagem. O primeiro ocorreu entre 2008 e 2009. Anos mais tarde, em 2014, antes de existir a AVA Make-Up School, criou, em parceria com uma amiga, maquilhadora profissional, o primeiro curso de maquilhagem.

Acabou por frequentar várias ‘masterclass’ em Londres, onde foi reforçar os seus conhecimentos, adquirindo novas técnicas. Nessa altura, a maquilhadora apercebeu-se que no Algarve “não havia nada nem ninguém que tivesse uma especialização na área”. A AVA Make-Up School vem colmatar essa lacuna. “É importante que as pessoas não tenham de se deslocar a Lisboa para fazer uma formação profissional, podendo fazê-la no Algarve”, sublinha.

ELEVAR PROFISSÃO

Em 2015, Ana lançou ‘a solo’ o primeiro curso de maquilhagem, tendo feito alguns ajustes no curso. Disponibilizou mais conteúdos e elaborou um manual de estudo. “Reuni todo o conhecimento que já trazia da minha ‘bagagem’ das Belas-Artes, construí um manual e lancei o curso”, contou a fundadora da AVA.

Ao mesmo tempo, continuou a fazer o seu trabalho de maquilhadora, de maquilhagem de noivas, sessões fotográficas e desfiles. E assim nasceu a escola Ana Vieira Academy (AVA). “Tudo andava a par e passo. Havia muita procura e isso era uma mais-valia”, tendo contribuído para a afluência positiva nos cursos profissionais destinados a quem quiser se profissionalizar na área. Com a abertura da escola ainda recente, continuou a apostar na sua formação frequentando um curso profissional de dois meses, obtendo com distinção a especialização em moda e televisão na London School of Beauty & Make-Up, em Londres.

Após o seu regresso a Portugal, já depois de ter participado no ‘London Fashion Week’, reestruturou a escola aplicando aos seus cursos todos os métodos e modelos de ensino ministrados nas escolas de Londres, introduzindo, ainda, o ‘coaching’. “A nossa missão é elevar a profissão de maquilhador como proposta de futuro profissional. Eu vejo que esta profissão é um pouco desvalorizada. Grande parte das pessoas não acredita que ser maquilhador seja autossustentável”, explica.

AVA MUDA-SE PARA FARO

AVA tem, entre outros serviços, cursos profissionais e de auto maquilhagem, estes sempre com turmas esgotadas, que ocorrem em Portimão, Albufeira e Faro. Uma das particularidades da AVA Make-up School é que trabalha em exclusivo com maquilhadoras formadas pela própria escola. “A partir deste ano também todos os formadores vão ser formados por nós”.

“É quase um ecossistema que é construído aqui”, frisou a maquilhadora. Outra das mais-valias da escola, a nível do Algarve, é a possibilidade de estágio, que funciona internamente. Os alunos acabam o curso e estagiam nos eventos em que a escola participa. Atualmente, a AVA encontra-se em transição para instalações próprias em Faro onde irá apresentar “um conceito ainda mais inovador”. “A troca de Portimão para Faro tem a ver com o mercado. Há mais procura no sotavento”, esclarece Ana Vieira.

Hoje, é notório que a mulher se preocupa mais com a sua imagem, seja por imposição do trabalho ou, simplesmente, por uma questão de estética, de bem-estar, mas ainda há quem tenha receio de utilizar maquilhagem. Ou porque não sabe aplicar ou porque não confia na qualidade dos produtos acreditando que faz mal à pele. “A tecnologia está muito avançada. Além disso, a maquilhagem está muito mais desenvolvida na nossa cultura do que noutras onde a procura é bíblica”, elucidou a maquilhadora. “É poderoso como é que isto impacta no rosto da pessoa, no brilho do olhar, no sorriso. É impressionante e é isto que me apaixona na maquilhagem. Acho que todas as mulheres deviam saber maquilhar-se para poder sentir isto no seu dia a dia”, rematou.

CONTACTOS:

Site: www.avamakeupschool.pt

E-mail: geral@avamakeupschool.pt

You may also like...

Deixar uma resposta