Auditório Municipal de Albufeira acolhe dança indiana

Na próxima segunda-feira, 29 de janeiro, a partir das 21h30, o Auditório Municipal de Albufeira acolhe um espetáculo de rara beleza cénica, onde o Seraikella Chhau Dance Group irá presentear o público com as tradicionais danças Chhau.

Trata-se de um estilo tradicional indiano que saiu do anonimato em 2010, quando a UNESCO a decretou Património Imaterial da Humanidade, originário dos estados de Odisha, Jharkhand e West Bengal, que combina danças tribais e marciais numa intensa representação de cor e movimento.

Podem ser divididas em três tradições regionais que diferem significativamente no que concerne à sua prática: o tradicional Seraikella Chhau, a animada Purlieu Chhau e o menos conhecido Mayurbanj Chhau.

As máscaras coloridas usadas pelos dançarinos atores são meticulosamente elaboradas, feitas de papel machê e argila, apresentando ao público uma variedade de personagens como deuses, figuras mitológicas, demónios, humanos, animais e corpos celestes como o sol ou a lua.

O espetáculo conta com coreografia de Pandit Gopal Prasad Dubey, considerado na Índia como o “ator das mil faces”.

Os bilhetes custam 5 euros e estão à venda na Câmara de Albufeira e na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, nos dias úteis (9h00-13h00, 14h00-16h00) e no Auditório Municipal no dia do espetáculo (das 19h30 às 21h15).

You may also like...

Deixar uma resposta