Lagoa comemora o Dia Mundial das Zonas Húmidas

No dia 2 de Fevereiro comemorou-se o Dia Internacional das Zonas Húmidas.  O Município de Lagoa decidiu ir um pouco mais longe e dedica uma semana ao tema.

Na sequência do Dia Internacional das Zonas Húmidas, a Divisão de Ambiente do Município de Lagoa celebrará, de 4 a 8 de Fevereiro, a Semana das Zonas Húmidas.

O Programa da Semana das Zonas Húmidas terá duas vertentes: uma dirigida às escolas e outra dedicada às famílias e público em geral.

As actividades dirigidas às escolas serão constituídas por três percursos de descoberta da natureza, e dois jogos lúdico-pedagógicos. Destacam-se o Percurso Exploratório “À Descoberta do Sítio das Fontes” com a Escola Básica de Estômbar, e o Percurso Exploratório “Descobrindo a Natureza: Viagem dos 5 Sentidos…”, com o Jardim de Infância de Ferragudo. Os Jogos Lúdico-Pedagógicos Ambientais terão lugar nos Jardins de Infância Parchal I e Parchal II.

Para além de temas gerais como a problemática da destruição de habitats e das alterações climáticas, será abordada a importância das zonas húmidas para a biodiversidade e para ser humano, assim como a influência histórica do Homem na Paisagem. Serão exploradas ribeiras, fontes de água, um moinho de maré, e trilhos de observação de aves.

No total, esperam-se cerca de 150 alunos do Agrupamento de Escolas Rio Arade.

As atividades dedicadas às famílias terão como palco o Sítio das Fontes, um espaço do Município de Lagoa dedicado à descoberta da história natural da região. Os participantes serão orientados por um Guia da Natureza e também abordarão temáticas como a importância das zonas húmidas para a biodiversidade, o papel dos estuários como zonas berçário de inúmeras espécies de peixes e importância do Sítio das Fontes como refúgio para a fauna aquática.

As visitas de exploração do património natural darão especial atenção às espécies de árvores e arbustos mediterrânicos, bem como à sua relação histórica com o Homem e importância ecológica. Procurar-se-á também observar a fauna, com destaque para as aves, pelo que será útil trazer binóculos, embora haja a possibilidade de usar uns emprestados pela equipa do Sítio das Fontes.

Até agora, a Semana das Zonas Húmidas contabiliza 27 espécies observadas, que serão posteriormente submetidas no portal da Biodiversity4All.

As inscrições para as escolas estão já completas, mas aceita-se ainda a participação de famílias e público em geral nos dias 6, 7 e 8 de Fevereiro da parte da tarde, a partir das 14h00 para mais aventuras no Parque Municipal do Sítio das Fontes.

Todas as atividades são gratuitas, mas de inscrição obrigatória, através do número 282 380 456, ou via e-mail para: sitio.fontes@cm-lagoa.pt

You may also like...

Deixar uma resposta