Lagoa vai ser mais verde em março

A segunda edição da Semana Verde, que decorrerá entre 19 e 23 de março em Lagoa, conta este ano com uma novidade: o Fórum de Educação Ambiental para a Cidadania, que terá lugar no dia 19 no Convento de S. José, a partir das 9h30.

A Câmara local pretende reunir numa ação de formação, composta por quatro painéis, os vários parceiros com os quais desenvolve projetos de educação ambiental, com o objetivo de promover a atualização de conhecimentos através da divulgação de projetos de investigação e educação.

Conhecer a participação das instituições, empresas e jovens da sociedade civil nas políticas locais, no acesso à informação, na defesa do ambiente local e global, na troca de experiências e aprendizagens para a cidadania ativa e educação ambiental através do uso das tecnologias, são também objetivos da iniciativa.

O Fórum destina-se a  professores dos diferentes níveis de ensino, educadores de infância, educadores ambientais, estudantes e técnicos de organizações não governamentais e autarquias, investigadores, atores políticos, jovens e público em geral, e é acreditado pelo Centro de Formação de Albufeira, Lagoa e Silves como ação de formação de curta duração.

O evento conta com oradores de referência nacionais em cada temática, distribuída por várias áreas de interesse: Pegada Ecológica (Associação Zero), Microplásticos & Companhia (Agência Portuguesa do Ambiente), Educação Ambiental e conservação da biodiversidade (Associação Quercus) e Educar para agir (Associação da Bandeira Azul da Europa).

Durante o encontro será inaugurada a exposição ‘Verde que te quero verde’, que possibilitará apreciar trabalhos de alunos do pré-escolar e ensino básico (1º ciclo da rede pública, privada e social), desenvolvidos em vários momentos comemorativos, como o Dia Mundial da Criança. Várias turmas do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira e da Nobel Internacional School do Algarve, bem como o artista Estevão Paixão, são os autores da exposição, patente até 31 de março.

O evento contará com a presença do vereador da Educação do Município de Lagoa, Luís Encarnação, do delegado regional da Educação, Francisco Marques, da diretora de serviços da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Maria José Nunes, e da vereadora da Agricultura e Pescas, Anabela Simão.

Entre os dias 20 e 23 do corrente, a Semana Verde oferecerá um conjunto de atividades pedagógicas no Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar, destinadas aos alunos do 4º ano, onde será possível plantar espécies autóctones e aprender sobre as observações meteorológicas que se efetuam no local, caso as condições atmosféricas o permitam. A autarquia fornecerá às escolas interessadas plantas, que poderão ser colocadas em recinto escolar.

Ainda no âmbito desta iniciativa a Câmara Municipal de Lagoa prepara-se para apoiar o movimento A Hora do Planeta, a 24 de março próximo, desligando as luzes simbolicamente em vários locais públicos do concelho.

You may also like...

Deixar uma resposta