Migrantes aprendem língua portuguesa em Albufeira

Terminou no passado mês de dezembro uma formação em língua portuguesa promovida pelo Município de Albufeira através do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes.

Ao todo, 30 pessoas da Ucrânia, Guiné-Bissau, Bangladesh, Eritreia, Nepal e Índia usufruíram desta aprendizagem mediante aulas ministradas numa sala da Escola Fixa de Trânsito, por uma formadora capacitada para o efeito, culminando a 5 de dezembro com a entrega de diplomas.

Destes formandos, 17 eram mulheres e 11 possuem formação superior, quatro detêm a formação do ensino secundário, quatro frequentaram o ensino correspondente ao 9º ano e duas o 1º ciclo.

Um dos motivos comuns a estes formandos é a necessidade de fluência escrita e falada em língua portuguesa para poderem obter melhor emprego.

Albufeira pretende vir a ministrar mais ações de formação neste âmbito, especialmente na chamada ‘época baixa’, como modo de integração e apoio a todos aqueles que escolheram o concelho como uma nova oportunidade de vida.

O CLAIM presta apoio em questões relacionadas com a legalização, trabalho, saúde, educação, reagrupamento familiar, nacionalidade e retorno voluntário.

You may also like...

Deixar uma resposta