Museu de Portimão recebe II Simpósio Internacional de Pintura

 

A segunda edição do Simpósio Internacional de Pintura de Portimão arranca no próximo dia 23 de setembro, e irá decorrer até ao dia 28 de setembro, entre as 9h30 e as 18h30, no Museu de Portimão.

 Este evento que terá lugar no hall do Auditório do Museu de Portimão e nas imediações exteriores, contará com a presença de artistas do Azerbaijão, da Roménia e artistas emergentes do panorama nacional que estarão a trabalhar em espaço público, expondo o seu processo, as suas dúvidas e preocupações. 

No decorrer do Simpósio, cada artista produzirá uma obra que, durante o seu processo de realização estimulará o diálogo sobre a dicotomia Homem/Terra, enfatizado pelas distintas perspetivas culturais e geracionais dos participantes.  O programa deste Simpósio abrange ainda a atividade ‘Artista por um Dia’, em que contará diariamente com a participação de vários artistas que terão intervenções pontuais e ajudarão a estimular o debate entre os participantes. 

 Esta iniciativa convida à reflexão do público em geral sobre um tema fundamental da contemporaneidade, o ‘Antropoceno’, conceito popularizado pelo cientista Paul J. Crutzen no seu artigo de 2002 na revista Nature. Crutzen propunha o termo para descrever o período geológico que sucede o Holoceno. Esta proposta é fundamentada em informação recolhida em testemunhos de gelo através dos quais poderia estabelecer uma ligação entre a revolução industrial, no final do séc. XVIII, e aumentos na concentração de gases de efeitos estufa na atmosfera. Estes resultados permitem-nos pôr em perspetiva e em evidência que o Homem se tornou uma força geológica por si só com participação ativa no trajeto do sistema terrestre.  

You may also like...

Deixar uma resposta