Pavilhão Desportivo de Albufeira à cunha no primeiro dia do OPTO

O primeiro dia do OPTO – 6º Fórum de Educação e Formação do Algarve foi de casa cheia, com a participação de muitos alunos das escolas da região e algumas escolas do Baixo Alentejo, que se deslocaram em visita organizada pelos respetivos estabelecimentos de ensino ou de forma espontânea para se inteirarem das ofertas educativas e formativas disponíveis no sistema educativo nacional.

Durante mais dois dias, o programa vai ser preenchido por ‘workshops’, exibições de artes performativas e de desporto, ‘shows’ interativos e demonstrações profissionais.

Até esta sexta-feira, 11 de maio, 50 expositores de vários pontos do país, em representação do ensino superior público e privado, agrupamentos de escolas, escolas profissionais, centros de formação, autoridades policiais e de socorro, associações e outras entidades vão estar no Pavilhão Desportivo de Albufeira para divulgar a sua oferta educativa, formativa e profissional, naquela que é uma parceria entre o Município local, a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares do Algarve e o IEPF – Instituto do Emprego e Formação Profissional, com o apoio dos três Agrupamentos Escolares de Albufeira.

A abertura do certame decorreu ontem, com o presidente e os vereadores da Câmara de Albufeira, acompanhados pelos representantes das entidades parceiras, Francisco Manuel Marques (delegado regional de Educação) e Manuela Vairinhos (em substituição da delegada regional do Algarve do IEFP) a visitarem os ‘stands’ participantes.

José Carlos Rolo revelou-se “satisfeito pelos bons resultados alcançados durante as edições anteriores, o que justifica a forte adesão por parte dos vários estabelecimentos de ensino aqui presentes e que vão do terceiro ciclo ao ensino secundário, profissional e universitário, bem como outras entidades ligadas à educação e formação”.

O autarca sublinhou que “este é um marco importante para Albufeira, município que desde 2007 pertence à Rede das Cidades Educadoras”, referindo também que “este tipo de eventos espelha bem o compromisso da edilidade com a educação a nível formal e informal”.

Nas suas palavras, trata-se de “uma excelente oportunidade para os jovens se informarem e refletirem sobre as suas escolhas, para que melhor possam decidir o futuro académico e profissional.”

You may also like...

Deixar uma resposta