Regressar ao passado no Salir do Tempo

Salir do Tempo2

Nos dias 10 e 11 de junho, a vila de Salir volta a ser palco de mais uma edição do Salir do Tempo, evento que proporciona uma experiência de regresso ao passado vivenciada pelos visitantes que se deslocarem a esta zona do interior do concelho de Loulé, através da projeção de elementos vivos de uma época longínqua.

O evento ganhará este ano uma nova dinâmica, com a redistribuição dos espaços e introdução de novas das atividades, promovendo maior dinâmica e interação com o público.

Ponto estratégico durante o período da Reconquista, quando a transição do domínio muçulmano para o cristão deu origem às mais variadas demonstrações de força, Salir viveu também momentos intercalados pelas permanentes tentativas de normalização do quotidiano, em que as artes tinham um papel importante na sociedade de então: é neste contexto que surge o Salir do Tempo.

Entre cristãos e muçulmanos, neste festival de artes do século XIII coabitam músicos, atores e artistas.

O programa de animação integra grupos de música medieval, espetáculos circenses e cénicos, teatralizações, torneios de armas apeados e a cavalo, animação itinerante, grupos de dança medieval, treinos militares, demonstrações bélicas, encantadores de serpentes, falcoaria, dromedários, acampamentos medievais católicos e muçulmanos, gastronomia medieval e a recriação do mercado.

Promover o conhecimento da importância histórica do território e contribuir para o desenvolvimento turístico e cultural do concelho, pela valorização do seu património material e imaterial, pela sua função pedagógica e visibilidade aos agentes criativos locais e regionais, são os objetivos inerentes ao evento.

You may also like...

Deixar uma resposta