OPINIÃO | As alergias oculares

José Guerreiro | Optometrista, Solamparo Ópticas


As alergias oculares, também chamadas de conjuntivite alérgica, são bastante comuns e elas ocorrem quando os olhos reagem a algo que os irrita (chamado alergénio). Os olhos produzem uma substância chamada de histamina para combater o alergénio, como resultado, as pálpebras e a conjuntiva ficam vermelhas, inchadas e com comichão. Os olhos podem lacrimejar e sentir ardor. Ao contrário de outros tipos de conjuntivite, as alergias oculares não se transmitem de pessoa para pessoa.

As pessoas que têm alergias oculares geralmente também têm alergias nasais, comichão, nariz entupido e espirros. Geralmente é uma condição temporária associada a alergias sazonais. Pode obter alergias oculares devido aos pêlos de animais, poeira, pólen, fumo, perfumes ou até mesmo alimentos.

Quais são os sintomas?
Os sintomas de alergia ocular mais comuns incluem:
olhos vermelhos, inchados, comichão, ardor, lacrimejo e sensibilidade à luz.
Se acompanhado de alergias nasais, também pode ter o nariz entupido, comichão, espirros, dor de cabeça e dor de garganta ou tosse.

Causas?
Uma alergia é quando o sistema imunológico do corpo reage a um alergénio que normalmente é inofensivo. Quando um alergénio entra em contacto com o olho, certas células dentro do olho libertam histamina e outras substâncias para combater o alergénio. Essa reação faz com que seus olhos fiquem vermelhos, com comichão e lacrimejantes.

Os alergénios no ar – tanto em ambientes internos quanto externos – causam muitas alergias oculares. Esses alergénios incluem:
pólen; pó; pêlos de animais; mofo; fumo.

Reações alérgicas a perfumes, cosméticos ou drogas também podem causar uma reação alérgica nos olhos. Algumas pessoas podem ser alérgicas aos produtos químicos conservantes em colírios lubrificantes ou colírios prescritos. Deve-se usar gotas sem conservantes, se possível.

Às vezes, os olhos podem reagir a outros alergénios que não necessariamente entram em contacto direto com os olhos. Estes podem incluir alimentos específicos ou picadas de insetos.
Algumas pessoas herdam alergias oculares dos seus pais.

Como são tratadas as alergias oculares?
Evitando alergénios. A chave para o tratamento de alergias oculares é evitar ou limitar o contato com a substância que causa o problema.

Lágrimas artificiais
As gotas de lágrima artificiais ajudam a aliviar temporariamente as alergias oculares, lavando os alérgenos do olho. Também aliviam os olhos secos e irritados adicionando umidade

Descongestionantes (com ou sem anti-histamínicos)
Os descongestionantes reduzem a vermelhidão nos olhos causada por alergias. Eles estão disponíveis como colírios de venda livre. Se o colírio descongestionante que escolher incluir um anti-histamínico, ele também pode aliviar a comichão.

Anti-histamínicos orais
Os anti-histamínicos orais podem ser também úteis para aliviar a comichão nos olhos. Se os sintomas não forem controlados evitando alergénio, colírios ou remédios, a imunoterapia (injeções para alergia) pode ser uma opção.

You may also like...

Deixe um comentário