Dia da Restauração da Independência assinalado em Loulé com conferência sobre propaganda visual
O Município de Loulé vai assinalar o 382.º aniversário da Restauração da Independência de Portugal, com um programa de atividades na manhã do dia 1 de dezembro.
As comemorações começam às 10h00, na Praça D. Afonso III, com o hastear da Bandeira Nacional e a interpretação do Hino Nacional, pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva.
Em seguida, às 10h15, terá lugar a deposição de flores junto à Ermida de Nossa Senhora da Conceição, um elemento patrimonial que tem uma ligação a este período histórico. A lápide, que se encontra na fachada da Ermida, baseia-se no desígnio régio de D. João IV, que ordenou, aquando da Restauração da Independência, que se colocasse às entradas das cidades e vilas uma lápide evocativa desse facto e da consagração da Nossa Senhora da Conceição Padroeira de Portugal.
Já às 11h00, no Arquivo Municipal Professor Joaquim Romero Magalhães, vai ter lugar a conferência ‘Imagens que falam: a propaganda visual durante a revolta de 1640’, apresentada por Joana Fraga.
Joana Fraga é investigadora auxiliar no Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa. É doutorada em História Moderna pela Universidade de Barcelona (2013) e foi investigadora em várias universidades europeias. É autora do livro “1640 – Portugal, uma retrospetiva” (Tinta da China: 2019). As suas principais linhas de investigação incidem sobre revoltas, formas de contestação e comunicação política no império português.
As comemorações são organizadas pelo Município de Loulé, em resposta ao convite da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.