Dia da Restauração da Independência assinalado em Loulé com conferência sobre propaganda visual

O Município de Loulé vai assinalar o 382.º aniversário da Restauração da Independência de Portugal, com um programa de atividades na manhã do dia 1 de dezembro.

As comemorações começam às 10h00, na Praça D. Afonso III, com o hastear da Bandeira Nacional e a interpretação do Hino Nacional, pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva.

Em seguida, às 10h15, terá lugar a deposição de flores junto à Ermida de Nossa Senhora da Conceição, um elemento patrimonial que tem uma ligação a este período histórico. A lápide, que se encontra na fachada da Ermida, baseia-se no desígnio régio de D. João IV, que ordenou, aquando da Restauração da Independência, que se colocasse às entradas das cidades e vilas uma lápide evocativa desse facto e da consagração da Nossa Senhora da Conceição Padroeira de Portugal.

Já às 11h00, no Arquivo Municipal Professor Joaquim Romero Magalhães, vai ter lugar a conferência ‘Imagens que falam: a propaganda visual durante a revolta de 1640’, apresentada por Joana Fraga.

Joana Fraga é investigadora auxiliar no Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa. É doutorada em História Moderna pela Universidade de Barcelona (2013) e foi investigadora em várias universidades europeias. É autora do livro “1640 – Portugal, uma retrospetiva” (Tinta da China: 2019). As suas principais linhas de investigação incidem sobre revoltas, formas de contestação e comunicação política no império português.

As comemorações são organizadas pelo Município de Loulé, em resposta ao convite da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

You may also like...

Deixe um comentário