Portimão melhora infraestruturas na Urbanização Quinta do Pinheiro
A Câmara Municipal de Portimão avançará com a obra de requalificação das vias de circulação e das infraestruturas na Urbanização da Quinta do Pinheiro, junto à Estrada da Bemposta, ainda este mês.
A obra representa um investimento superior a um milhão de euros e poderá provocar constrangimentos para os residentes, a partir da próxima semana, com o início dos trabalhos, segundo refere fonte da autarquia.
O projeto em causa, que será concretizado em conjunto com a Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP), pretende reabilitar diversas condutas, quer de saneamento básico, quer de abastecimento de água, conforme detalha o caderno de encargos.
A restante intervenção, que engloba a maior fatia do valor, será realizada a nível da iluminação pública e da pavimentação das estradas no interior da Urbanização, com o reordenamento de trânsito e de estacionamento.
Esta é uma área com alguma dimensão e com diversos edifícios residenciais, que há algum tempo está identificada pela autarquia como uma zona a intervencionar, tanto a nível de acesso, como de condições de saneamento e água, para evitar também perdas a nível deste recurso natural. A empreitada, que pode ter uma duração máxima de 240 dias, esteve em concurso público no ano passado.
Entretanto, a Câmara Municipal já terminou o arranjo da Praceta Tengarrinha, na Raminha, que contemplou intervenções na pavimentação e no estacionamento, com reordenamento de trânsito, estando já o espaço livre de limitações a residentes.
Está, porém, a executar ainda a obra de requalificação do Largo da Igreja Matriz, no centro de Portimão, que será estendida a várias artérias na envolvente. Desta forma, está prevista que se mantenha o condicionamento de trânsito automóvel, por fases em diferentes ruas, sendo que esta quinta e sexta-feira, a zona da Rua Direita estará encerrada.
Isto porque, a empreitada prevê a colocação de um novo coletor de esgoto doméstico na Rua Ernesto Cabrita, que necessita de ser ligado a uma das caixas existentes na Rua Direita e esta intervenção obriga ao corte temporário desta artéria.