Cristóvão Norte (PSD): “Sou um representante dos algarvios junto do Governo”
Quais são os temas ou medidas relativamente ao Algarve que vai procurar levar a discussão no parlamento?
Não as quero levar a discussão no parlamento, quero que avancem. O nosso compromisso eleitoral foi claro e vamos cumpri-lo: novo Hospital Central do Algarve, redução de listas de espera e de algarvios sem médico de família, resolução do problema da água, reforço da mobilidade, mais habitação acessível, diversificação da economia, etc. É muita coisa, mas o atraso do Algarve também é muito.
Que soluções vai o seu partido apresentar relativamente à saúde?
Desde logo, um programa extraordinário para diminuir as listas de espera e garantir o acesso em tempo. Saúde adiada é saúde negada. É difícil com a escassez de médicos, mas tem que se melhorar muito. O novo hospital do Algarve, a valorização dos centros de saúde e um esforço reorganizativo para melhorar a eficiência dos serviços. Depois há medidas de caráter nacional, como o recrutamento de médicos e as questões das carreiras profissionais. Agora, o doente tem que ser colocado no centro do sistema e ser tratado com dignidade.
Acha que a Unidade Local de Saúde (ULS) vai conseguir aplicar medidas a este nível?
Não estou seguro disso. Está subfinanciada, é um organismo gigantesco. Tenho receio que tenha pouca agilidade nas respostas e na gestão integrada dos recursos.
Sente que no Parlamento há consciência dos vários problemas que o Algarve atravessa?
Creio que sim. Mas não é preciso consciência, é preciso solução.
Na sua perspetiva, que soluções relativamente à escassez da água podem ou devem avançar de imediato?
Temos um pacote de investimento previsto na ordem dos 360 milhões de euros. Não há nem nunca houve um volume de investimento tão grande na região, seja em que área for. Vai investir-se mais na água do que em toda a última década em todos os setores. Prioridades: eficiência hídrica, reduzindo as perdas dos municípios, ligação ao Pomarão, dessalinizadora, novas barragens e estudos de viabilidade de ligação ao Alqueva e Santa Clara.
Que ações vai desenvolver para que os algarvios sintam que, de facto, há preocupação dos ‘seus’ deputados na Assembleia da República em resolver os problemas mais prementes da região?
Os algarvios conhecem-me. Sabem a minha intervenção nos temas regionais e nacionais. Vou continuar a fazer o que tenho feito. Felizmente, tenho recebido muito reconhecimento a respeito do meu desempenho. Vou exigir ao Governo que concretize: eu não sou, nunca fui, um representante do Governo ou do meu partido junto dos algarvios, eu sou, isso sim, um representante dos algarvios junto do Governo e do meu partido. E é isso que continuarei a ser.