Dois concertos ao ar livre de música clássica e ópera em Lagos
Lagos vai ser palco de dois concertos de verão, ao ar livre, de música clássica e ópera, nos dias 12 e 13 de julho, pelas 21h30, no antigo Ciclo Preparatório (em frente à Câmara de Lagos).
No primeiro dia, Lukas Geniušas (Lituânia), Alexei Kurbatov (Montenegro), Pedro Emanuel Pereira (Portugal) e Rem Urasin (Russia/Portugal) serão os protagonistas de “Musical Piano Journey”, com um espetáculo que incluirá música para dois pianos (quatro e oito mãos) de compositores de Itália, França, Rússia, Grã-Bretanha, Espanha, EUA e Portugal.
A Câmara de Lagos explica que no concerto poderão ser ainda ouvidos arranjos do compositor português Joly Braga Santos, cujo centenário é celebrado este ano em todo o país, culminando com os sons do coro final da Sinfonia n.º 9 de Beethoven “Be embraced, all ye millions!”, arranjado para dois pianos a oito mãos.
No dia 13, a Orquestra do Algarve convida o maestro espanhol Pablo Urbina, assim como Fernando Guimarães (tenor), Marta Martins (soprano), Christian Lujan (barítono), Patrícia Modesto (soprano) e Mariana de Sousa (meio-soprano) para a ópera em versão de concerto “A Flauta Mágica”.
Escrita por Mozart antes da sua morte, e garantidamente das mais conhecidas, esta ópera mistura partes faladas com partes cantadas, dando mais tarde origem à opereta e ao teatro musical, revestindo-se de música de grande qualidade e exigência vocal, como poderá verificar na ária da Rainha da Noite.
Cada concerto tem um custo de 5 euros, havendo a possibilidade de comprar um pacote para os dois dias no valor de 8 euros. Os bilhetes estão já à venda na receção do Centro Cultural de Lagos ou através da BOL.